Como fazer a gestão dos motoristas da sua frota

gestão dos motoristas

gestão dos motoristas

Na rotina da gestão de frotas há muitas com que se preocupar. Afinal, são várias vertentes e responsabilidades que precisam caminhar em comunhão para que tudo funcione. Assim, cada área é importante no sucesso logístico. Por essa razão, a boa gestão de motoristas é uma ação inteligente e decisiva na gerência da frota.

Além disso, ter como parceiros os motoristas da frota é uma boa arma para otimizar os processos. Entretanto, para que isso aconteça, algumas atitudes são necessárias. Nesse processo de gestão de motoristas é necessário considerar questões como motivação, treinamento e reconhecimento dos colaboradores.

A seguir, selecionamos dicas importantes para que o gerenciamento de motoristas seja um sucesso.

Monitoramento de Motoristas

A tomada de decisão se torna um ambiente mais seguro para os gestores quando há uma base dados possíveis em que se basear. Assim, somente tendo informações de todas as etapas dos processos, é possível direcionar os próximos passos.

Por essa razão, na gestão de motoristas, um passo importante é o monitoramento das ações dos condutores. Ao monitorar e controlar ações cotidianas dos motoristas, é possível levantar uma boa base de dados. Além disso, saber detalhadamente sobre abastecimentos, lavagens, rotas e tudo o mais que envolva o cotidiano nas estradas, permite que fraudes sejam coibidas na gestão. Mais do que isso, essas informações dão o direcionamento necessário para a estruturação de ações positivas. Essas ações são o que mantém os motoristas engajados na missão da produtividade.

Treinamento de Motoristas

Uma produtiva atitude advinda do monitoramento é a promoção de treinamento dos motoristas. Afinal, o monitoramento também serve para identificar os pontos de falhas no processo. A partir disso, é possível também promover treinamentos e orientações específicas para cada falha identificada. Assim é possível alinhar as ações dos motoristas às necessidades da empresa.

Ações de Recompensa na Gestão de Motoristas

Embora não seja a realidade de todas as frotas, utilizar ações de recompensas  para o engajamento da frota é uma boa atitude na gestão de motoristas. Afinal, desafios com expectativas de retornos podem estimular os esforços dos motoristas.

Nesses casos, atitudes responsáveis como direção defensiva podem ser incentivadas com prêmios. Por outro lado, não se deve estimular a competitividade de forma excessiva. Pois, ao invés de estimulá-los positivamente, as atitudes podem ser revertidas em estresse e atitudes irresponsáveis. O que pode resultar em perdas para a empresa e, até mesmo, acidentes no trânsito.

Ações de Engajamento

Um dos grandes empecilhos na gestão de motoristas é a desmotivação comum a rotinas. Entretanto, motoristas desmotivados podem ser um entrave na produtividade da frota como um todo. Por isso, é importante manter em alta a motivação dos colaboradores, o que faz eficiente a gestão de motoristas.

De maneira geral, manter um calendário com capacitações, reuniões, atividades extras, e outras ações podem manter os motoristas motivados. Afinal, retirá-los do ambiente de trabalho comumente estressante e dar-lhes uma ocupação diferente faz diferença.

Ações de Retenção na Gestão de Motoristas

Outra questão importante quando se trata de gestão de motoristas é a retenção deles na equipe. Isso porque, claramente, a rotatividade de motoristas em uma frota prejudica a produtividade. Afinal de contas, a troca de condutores requer novos custos de recrutamento, treinamento e inserção na equipe.

Mas, é possível mantê-los na frota através de atitudes originadas no gerenciamento. Embora muitos gestores associem a felicidade dos motoristas ao retorno financeiro, há outras questões a serem observadas. Por exemplo, alguns deles se sentiriam mais satisfeitos se pudessem ver a família com mais frequência. Outros se sentiriam mais acolhidos se pudessem proporcionar uma melhoria na saúde.

Assim, a melhor forma de reter a equipe é tratar cada motorista como ser único que é. Ao analisar suas necessidades, desejos e sonhos é possível traçar um plano que o mantenha satisfeito. Por fim, proporcionar um ambiente agradável e a sensação de reconhecimento, é um bom caminha para se manter uma equipe estável.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • Os Principais Desafios Da Gestão De Frotas Em 2020 | Econômica

    1 de fevereiro de 2020

    […] sejam treinadas. Trata-se, na verdade de um investimento na conscientização, profissionalização gestão dos motoristas. Motoristas treinados e conscientes, além de render mais em produtividade, também promovem um […]

  • Saiba Quais São Os Países Mais Sustentáveis Do Mundo | Econômica

    10 de fevereiro de 2020

    […] Suécia é modelo na gestão hídrica, florestal e de saúde ambiental. A propósito, não a toa, o país possui o primeiro […]