5 dicas para evitar furtos de cargas

Como se sabe, o Brasil é um pais de dimensões muito maiores do que a maioria dos demais. Também se sabe que a esmagadora maioria dos insumos utilizados de norte a sul são transportados pelo meio viária. De maneira paralela, os índices nacionais de violência crescem diariamente e assustadoramente. E, por causa do fluxo nas estradas, os furtos de carga são cada vez mais comuns.

Embora as atitudes dos infratores não sejam passíveis de controle pelo gerenciamento de frotas, algumas ações podem inibir os atos criminosos. São atitudes práticas e certeiras na promoção de segurança do motorista, do veículo e da carga.

No post de hoje você vai aprender a impactar positivamente no índice de furtos de carga.

Treinamento de Motoristas

O primeiro passo para a diminuição dos furtos de carga é o gerenciamento e treinamento do pessoal que lida diretamente com o transporte. Isso implica dizer que os motoristas devem receber informações que lhes permitam agir na proteção da carga. De maneira óbvia, não se trata aqui de reações às abordagens, mas de atos preventivos que podem evitar que o pior aconteça.

Entre as orientações devem estar aquelas de cuidados básicos de segurança que incluem a acomodação correta e discreta de documentos e itens de valor e a negativa de caronas. Além disso, eles também devem ser orientados quando ao descuido com portas abertas ou chaves na ignição. Embora pareçam atitudes simples são exemplos de hábitos a serem desenvolvidos ou deixados de lado durante o trajeto, evitando os furtos de carga.

Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos é uma adoção comum nos processos de gerenciamento de frotas. Dentro dele estão contidas estratégias que visam monitorar, prevenir e reduzir os riscos decorrentes de cada tipo de trabalho. Dessa forma, ao seguir as orientações previstas, o motorista contribui com a diminuição da possibilidade de furtos de carga. Afinal, o gerenciamento antecipa os acontecimentos possíveis e prepara os motoristas para cada situação.

A maneira mais eficaz de promover esse gerenciamento é, exatamente, adotando dispositivos eletrônicos, softwares remotos e treinamento. Assim, o processo compreende a previsão do problema, a monitoração dele e o comportamento do motorista diante da questão.

Variação da Rota

A variação de rotas é um outro ponto importantíssimo quando o assunto é evitar furtos de carga. Quando se trata, por exemplo, de frotas com destinos fixos, traçar sempre o mesmo caminho pode ser uma grande cilada.

A fim de que a carga não fique marcada por indivíduos maldosos, a melhor forma é fazer caminhos diferentes a cada viagem. Mesmo que isso um custe um ajusto financeiro, certamente será mais vantajoso do que a perda de uma carga. Nos casos em que não seja possível a variação da rota, é bom que o motorista esteja atento aos trechos perigosos que, certamente, ele já sabe quais são.

Além da variação da rota, a frota pode adotar também o rodízio de caminhões em um mesmo trajeto. Essa atitude é capaz de confundir os interessados no furto e passar desapercebido em um mesmo local.

Preferência por Viagens Diurnas

De maneira geral, a noite é um convite aos atos escusos. Por essa razão, a melhor solução é traçar caminhos que cuidem para que a carga esteja na estrada à luz do dia. Assim, é possível diminuir a estatística que diz que grande parte dos furtos de carga acontecem durante a noite.

Ainda assim, mesmo que em viagens diurnas, o ideal é que as frotas viagem em comboios, de forma que umas protejam as outras dos perigos das estradas.

Após a chegada da noite, então, o cuidado deve ser estendido para a escolha do local de descanso. Na medida do possível, escolher locais diferentes, mas previamente conhecidos, podem contribuir para uma noite tranquila e protegida, sem a possibilidade de ocorrência de furtos de carga.

Investimento em Automação

Esta é uma questão que anda lado lado com o gerenciamento de frotas. Conforme podemos ver, a era é tecnológica e pede soluções tecnológicas para questões práticas. Mesmo que o assunto em questão seja segurança, aliás, justamente por essa razão, estratégias como monitoramento de veículos e cargas têm sido adotadas com cada vez mais frequência.

Não poderia ser diferente no trabalho de combate aos furtos de carga. Afinal, ao fazer esse controle utilizando respostas remotas, o gerenciador consegue controlar questões como jornada de trabalho, desempenho do caminhão, localização da carga, eficiência do trajeto e, o mais importante, inibição da ação criminosa.

 

Apesar dos altos índices de violência nas estradas, do abandono de alguns trechos e das condições de trabalho a que muitos motoristas estão submetidos, é possível trabalhar na melhoria dessas questões. Para isso, o caminho perfeito deve contar com a responsabilidade do colaborador e com o cuidado do sistema de gerenciamento. Seguindo juntos as devidas orientações, os destinos serão alcançados com mais segurança.

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Exame Toxicológico: Tudo Que Você Precisa Saber | Econômica

    19 de agosto de 2020

    […] a ser condição para contratação e renovação de CNH, mas, também ser mais um artifício de segurança no tráfego. A propósito, segurança essa que transpassa a preocupação individual e se estende […]