O cotidiano da gestão de frotas encontra, naturalmente, diversos obstáculos diários. Um deles pode se apresentar na forma de fraudes, o que pode trazer grandes danos para o processo logístico. Essas fraudes podem estar relacionadas a diversas etapas do trabalho. Desde as operações até a gerência, tudo deve ser analisado de forma a coibir essas ocorrências.
Para te ajudar a identificar problemas de fraudes em sua gestão de frotas, selecionamos as principais informações sobre o assunto. Continue com a gente!
Alguns Tipos de Fraudes
O primeiro passo para identificar possíveis ocorrências de fraudes em sua gestão de frotas é conhecer as formas sob as quais elas podem se apresentar. Ao reunir conhecimentos sobre o assunto, fica mais fácil detectar a existência de irregularidades.
Roubo de carga
Uma das maneiras mais comuns de fraudar a gestão de frotas é através do roubo de cargas. A propósito, essa é maneira mais utilizada por quem quer levar vantagens indevidamente. Quando o assunto é fraude, além dos maus intencionados que são atraídos pelos valores das cargas, muitas vezes há a ação de colaboradores da própria empresa no evento.
Falsificação de documentos
Também bastante utilizada pelos interessados na fraude, está o ato de falsificar documentos. Nesse caso, os grupos que agem na ação falsificam documentos a fim de encobrir a verdadeira carga. Assim, eles conseguem transportar cargas ilícitas ou ilegais pautadas em documentos falsos.
Desvio de Combustível
Os grupos que costumam agir através de fraudes também se utilizam do desvio de combustível. Assim, depois de abastecerem o veículo em questão, o fraudador transfere o combustível para outro recipiente, fazendo com que o veículo da frota precise ser abastecido novamente antes do tempo previsto.
Como Identificar Fraudes
Por se tratar de práticas já bastante conhecidas no meio logístico, elas precisam ser alvo de um sistema de vigilância. A partir do controle da gestão de frotas, você poderá chegar a alguns fatores determinantes. Isso pode ser feito a partir da observação de alguns indicadores.
Rotas desviadas
Como todo bom controle de frotas, a gestão deve manter rotas determinadas para cada viagem. De maneira geral, essas rotas são o resultado de análises de fatores que fizeram delas as melhores opções. Entretanto, ao identificar que os veículos não estão seguindo a prévia, é hora de abrir o olho para a ocorrência de possíveis fraudes.
Diferenças nas cargas
É claro que, ninguém está totalmente livre de erros. Por isso, a ocorrência esporádica de diferença entre os indicadores da carga ao sair e ao chegar ao destino nem sempre é indicador de fraudes. Entretanto, esses acontecimentos devem ser acompanhados de perto. Pois, a recorrência deve despertar um gatilho para as razões que possam estar por trás disso.
Abastecimentos Incoerentes
Outro ponto que identifica uma bua gestão de frotas é o controle de abastecimento. No momento de cálculo do trajeto um gestor deve considerar os pontos de apoio, as condições das estradas e o espaço de quilômetros entre um abastecimento e outro. Quando não um padrão justificável entre um abastecimento e outro, você precisa investigar. Muitas vezes isso ocorre a partir de um desvio de combustível, por exemplo.
Monitore a sua frota
A distância que se estabelece entre a gestão de frotas e cada veículo integrante não é mais um fator problema. Afinal, com a crescente evolução da tecnologia está cada vez mais fácil acompanhar os trajetos e acontecimentos nas estradas.
Assim, com a utilização do dispositivo correto você poderá acompanhar cada metro rodado por cada veículo. Além disso, o monitoramento te permite saber sobre o comportamento do motorista e o próprio desempenho de cada item da frota. A partir, então, da vigilância, será cada vez mais difícil que hajam informações ocultas.
O Que Fazer Após Identificar as Fraudes?
A ação posterior à descoberta das fraudes vai depender da situação ocorrida. Entretanto, seja qual for a sua decisão a respeito, você deve reunir as provas primeiros. Isso pode ser feito a partir de arquivos do seu dispositivo de rastreamento, por exemplo. Após identificar e documentar a fraude, você deve se reportar ao responsável.
Além da resolução interna você pode, adotar as medidas de punição praticadas pela própria instituição. A depender do grau da fraude você pode apenas advertir o culpado, apresentar a demissão ou encaminhar o fraudador às autoridades policiais.
Com todas essas informações, você vai controlar melhor a sua frota. Afinal, ao identificar possibilidades de fraudes você também diminui os riscos de tentativas de lesão à frota e ainda promove a economia. Pois, um processo sem fraudes, despesas e desperdícios potencializam os ganhos de qualquer gestão de frotas.
Agora que você já sabe como identificar as fraudes, é só ficar atento. Atenção e bons investimentos são a chave proteger cada veículo da frota.
Quer saber mais sobre o assunto? Para isso, basta entrar em contato com a gente!
Comments are closed