O universo logístico exige várias manifestações de conhecimentos em diversas etapas de cada processo. Exatamente pelo fato de cada processo poder acontecer de várias formas, não há nada mais vantajoso do que conhecer todas as variantes. Inclusive, conhecer os caminhos do controle de importação pode evitar vários problemas. Além, claro de promover ganhos quando executado corretamente.
E você, conhece o processo de controle de importação? Nós reunimos as principais informações sobre o assunto especialmente para você!
O que é importação?
Antes de conhecer a fundo os processos de importação, você precisa primeiro saber os conceitos básicos a respeito do processo de importação, em si.
De maneira bastante objetiva, a importação é o ato de comprar produtos, bens ou serviços de outros países. Para ser mais específico, a importação é o processo que transporta esses bens, produtos ou serviços do seu país de origem para o país que realizou a compra.
O que é Controle de Importação?
Dadas as primeiras informações sobre a própria importação, você precisa saber que o processo não é tão simples quanto parece. Entretanto, ele também não é uma complicação impossível. Quando se conhece bem os processos de controle de importação, vê-se que a operação é prática e lógica. Como consequência disso, é bastante possível com as ferramentas corretas.
O controle de importação, então, nada mais é do que o gerenciamento correto de todas as etapas do processo. Isso significa que, ao se responsabilizar pelo controle de importação você deve procurar conhecimentos mínimos sobre questões como a Declaração de Importação, habilitação no radar e os tributos de quaisquer natureza aplicados à importação em questão.
Com todos esses conhecimentos na palma da mão, o processo de controle pretender fazer com que cada passo seja cumprido com eficiência. O que significa dizer que, o controle de importação pretende se antecipar às etapas e preparar o caminho para que o produto da importação chegue ao seu destino sem grandes dores de cabeça.
Licenças de Importação
Entre as exigências para a realização do controle de importação está a parte burocrática. Além de preencher os requisitos já citados, você precisa dar passos que levem sua importadora para o ambiente interno das normas legais.
Para estar nos termos da normativa, por exemplo, você deve se atentar para a necessidade do documento chamado Licença de Importação. De maneira bastante simplista, a LI é o documento que certifica que você está autorizado a fazer determinada compra.
Entretanto, antes de se preocupar com essa licença, você precisa saber que nem todos os produtos estão obrigados à essa norma, Mas, se você está fazendo compras que precisam de aprovação de órgãos como Anvisa, Inmetro e Decex, aí, sim, vai precisar providenciar a Licença de Importação.
Vantagens Controle de Importação
Quem pratica o controle de importação de maneira correta pode contar com inúmeras vantagens. Entre elas, estão selecionadas aqui algumas delas para que você se convença a cuidar desse processo.
Melhor gerenciamento de prazos
Conforme já adiantamos, para garantir um controle de importação efetivo, a empresa precisa conhecer cada processo. A partir desse conhecimento é possível entender e cumprir melhor os prazos de cada processo. Com o conhecimento mínimo sobre o assunto você será capaz de identificar quando algo estiver fora da rota.
Depois de ter cumprido as suas obrigações como importador, você deve acompanhar o caminho do objeto de importação. Assim, caso haja alguma dificuldade pelo caminho, você saberá como proceder para a solução da questão.
Garantia de um processo honesto
Como o controle de importação compreende cada etapa do processo, ele também é uma ferramenta de idoneidade para a questão. Pois, conhecendo todas as nuances da importação você certamente saberá quando é que algo não vai bem.
A partir dessa percepção treinada você saberá em tempo hábil de ocorrências de irregularidades, de multas ou de alterações em quaisquer dos trâmites. Essa visão ajuda a conferir uma visão de transparência ao processo.
Diminuição de imprevistos
Sem novidades sobre o assunto, vale o básico: quanto mais se conhece o processo, menos chances de que imprevistos aconteçam. Obviamente não se trata de uma verdade absoluta. Mas, entender o controle de importação é uma maneira de se antecipar aos possíveis obstáculos.
Planejamento eficaz
Com o controle de importação você pode planejar também as próximas etapas do processo. Isso acontece porque, com o acompanhamento sério você saberá exatamente quando cada etapa será concluída. Com essa informação os próximos passos também já podem ser pensados. Mais do que isso, eles podem ser estrategicamente preparados.
No papel de importador, você precisa ter acesso e conhecimento às questões do controle de importação. Essas informações é que farão a base para que você desenvolva bons planejamentos em todas as áreas. Desde a questão financeira até o aspecto estratégico podem ser traçados a partir do cumprimento da importação. Assim, você fechará com eficiência a cadeia logística.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!
Comments are closed