Amarração de cargas: conheça os tipos

amarração de cargas

Se você está, de alguma forma, envolvido com o transporte de cargas, deve saber bem que há muitas preocupações envolvidas. Afinal, não se trata apenas de recolher e entregar uma mercadoria. Mas, são vários processos que, juntos, garantem que o objetivo seja alcançado. Entre elas está a amarração de cargas, que a garante segurança para você e para a sua carga.

Você sabia que há diversos tipos de amarração de cargas? Cada um deles pode pode ser usado em um momento específico, o que te ajudará a fazer uma viagem mais segura. Inclusive, esse é um assunto tão importante que chega a ser regulado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

A seguir, nós selecionamos os principais tipos de amarração de cargas para que você identifique aquele que se aplica ao seu tipo de transporte.

Fixação envolvente

Esse tipo de amarração de cargas tem função muito importante. Pois, por causa da técnica utilizada, ele aumenta o torque nos cabos e nas cintas. Assim, o peso da carga se força contra o chão da carroceria. Com isso, a ideia é fazer com os objetos fiquem bem presos, sem riscos de deslizar durante a viagem.

Esse é o tipo de amarração mais utilizado, por exemplo, para transportes de objetos empilhados. Especialmente esses de dimensões maiores e que precisam de mais firmeza no transporte.

Fixação envolvente
Fixação envolvente

Fixação direta em contenedores específicos

Dentre as opções de amarração de cargas, esse tipo é aquele mais personalizado. Nos casos em que ele é necessário, geralmente se trata de utilização em contenedores fabricados especialmente para a situação. Assim, através desse sistema de amarração, a própria carga é retida junto com a carroceria. É o que acontece, por exemplo, nos tanques e basculantes.

Amarração de cargas com contenedores específicos
Amarração de cargas com contenedores específicos

Fixação direta com uso de bloqueadores

Uma outra forma de fazer a amarração de cargas é utilizando a fixação direta com uso de bloqueadores. Inclusive, essa é uma das práticas mais comuns na amarração de cargas. Nesse caso, a carga é contida através da fixação feita na própria carroceria do veículo. De maneira geral, isso é feito a partir de painéis dianteiros ou traseiros, ou ainda por meio de grades laterais. A propósito, é geralmente nessas grades que a carga será fixada.

amarração de cargas com bloqueadores
amarração de cargas com bloqueadores

Fixação direta com diapositivos de fixação

Como algumas mercadorias são bem mais difíceis de transportar, o sistema de amarração de cargas também acaba evoluindo para atender as necessidades que aparecem. Nesse caso, a fixação da carga é feita a partir da utilização de ganchos  que são fixados no chassi do veículo. Além dos ganchos você pode utilizar para esse tipo de amarração de cargas, dispositivos como cintas, catracas, cabos de aço e outros.

Como se trata do transporte de objetos bem mais pesados, é importante que a carroceria esteja previamente preparada para receber os ganhos. Esse tipo de estrutura costuma servir para transportar itens como máquinas pesadas ou até mesmo blocos de materiais que possuam mais peso também.

dispositivos de fixação
dispositivos de fixação

Como fazer uma boa amarração de cargas

É importante se lembrar que, amarrar corretamente a carga não é apenas um caso de cumprimento legal. Na verdade, uma das maiores preocupações sobre o assunto tem a ver com a segurança do tráfego. Isso fica bastante claro se você pensar sobre o que pode acontecer quando uma carga se solta. Caso aconteça esse tipo de tragédia, por mais leve que seja a carga, poderá causar danos irreversíveis.

Por essa razão, você deve ser responsável na hora de pensar na amarração da carga. Isso significa que você também deve conhecer os principais tipos para que faça a adoção correta. Com o conhecimento adequado sobre o assunto e, principalmente sobre os dispositivos legais, você saberá exatamente que tipo de amarração de cargas deve utilizar em cada transporte.

Além de conhecer os tipos de amarração de cargas, você deve também cuidar para que em cada transporte sejam utilizados os equipamentos adequados. Inclusive, se observar um pouco vai perceber que o sistema de amarração evolui bastante. Da mesma forma, você deve se atualizar sobre a melhor maneira de utilizar e potencializar o funcionamento de cada equipamento.

Por fim, como bom participante do sistema de transportes, você deve saber como é importante utilizar o tipo de carroceria ideal para cada carga. Afinal, o sistema de amarração de cargas começa na utilização da carroceria correta. Por essa razão, antes de se comprometer com determinado transporte, se certifique de que os caminhões disponíveis podem fazê-lo com segurança.

Com todas essas dicas, não há nenhuma razão para você realizar transportes inadequados. Agora que você sabe da importância da amarração das cargas, nós sabemos que irá colocar em prática. Afinal, além de transportador, você deve ser um promotor de segurança no trânsito.

Quer saber mais sobre o assunto? Basta entrar em contato com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed