Ecologia e sustentabilidade têm sido assuntos recorrentes em todas as esferas de discussões. Conforme está bem claro, o mundo grita por socorro em virtude das rápidas transformações climáticas e suas consequências. Com tudo isso acontecendo, o mundo tem se dado conta de que algumas atitudes são necessárias para a melhoria do meio ambiente.
Embora a maioria dos países ainda coloque as relações de consumo acima das necessidades naturais, muitos já têm adotado preocupações com a questão. Enquanto alguns países sufocam o ar com emissões de gases tóxicos, outros tentam encontrar o seu lugar no ranking de países sustentáveis.
Para classificar as nações como países sustentáveis, os critérios incluem compromisso com a liberdade e igualdade sociais, e conscientização da população local através da educação ambiental. Assim, levando em consideração as políticas ambientais locais para a proteção do ecossistema e da saúde humana, listamos no ranking a seguir os países mais sustentáveis do mundo.
Islândia
Já há algum tempo a Islândia vem caminhando para ocupar essa posição no ranking de países sustentáveis. Isso porque, o país conta com um exclusivo departamento denominado Ministério do Ambiente e Agência Ambiental da Islândia. Por meio desse ministério é que as iniciativas de sustentabilidade do país são ditadas. Além disso, a própria política local atua rigidamente em relação às mudanças climáticas. Assim, o índices de doenças decorrentes da poluição do ar é quase zero.
Suíça
A Suíça é um dos países mais ecológicos do mundo. Mas, se tornar um dos países sustentáveis exigiu um grande empenho na redução progressiva do uso de combustíveis fósseis e nuclear. Com conscientização ambiental e utilização de catalisador e controle de gás no escapamento dos carros, a Suíça tem galgado degraus significativo na promoção da sustentabilidade. Além disso, seus esforços em substituir a energia elétrica por energia geotérmica reduzem significativamente a emissão de Dóxido de Carbono.
Costa Rica
Como consequência da sustentabilidade, a Costa Rica é também um país muito bonito. Localizada na América Central, a Costa Rica é famosa por suas belezas naturais e belas praias. Entretanto, o seu destaque também está no fato de o país estar no ranking de países sustentáveis do mundo. Através da ação do Ministério do Ambiente e Energia a proteção da silvicultura e da sustentabilidade é garantida.
Suécia
A Suécia é modelo na gestão hídrica, florestal e de saúde ambiental. A propósito, não a toa, o país possui o primeiro shopping de produtos recicláveis do mundo, o ReTuna Recycling Galleria. São quatorze lojas, um restaurante completamente orgânico e espaços disponíveis para conferências e discussões sobre o futuro do meio ambiente.
Noruega
Localizada na Europa, a Noruega fica próxima à Letônia e à Suíça. Sua posição entre os países sustentáveis do mundo se dá devido a crescente diminuição da emissão de CO2. Além da efetiva diminuição, a Noruega pretende eliminar a emissão de carbono até o ano de 2030. A proposta, embora pareça impossível, é sustentada sobre a educação ambiental do país. O país se baseia nas iniciativas estatais, privadas e pessoais no sentido de não poluir os rios, lagos e utilização responsável de todos os recursos naturais.
Ilhas Maurícios
O conjunto de ilhas localizado próximo à costa de Madagascar também se destaca entre os países sustentáveis. A sua eficiente gestão ambiental inclui políticas ditadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre as medidas adotadas está, por exemplo, a dieta equilibrada obrigatória da população.
Apesar de haverem ainda outras nações no ranking de países sustentáveis, aqui estão selecionados os que ocupam as primeiras posições. Através de seu exemplo de gestão e conscientização é possível perceber que é, sim, possível mudar essa questão e transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.
Conheça As Empresas Mais Sustentáveis Do Mundo | Econômica
28 de outubro de 2020[…] última divulgação do ranking das empresas mais sustentáveis no mundo encontramos posições ocupadas por empresas brasileiras, inclusive. O Banco do Brasil, […]