O Hyundai HR é um caminhão bastante vendido e utilizado no mercado logístico brasileiro. Por se tratar de um modelo relativamente barato, custando cerca de R$82.720,00, o caminhão é vendido a partir de uma única versão que possibilita a variação na utilização de carrocerias.
Devido ao seu peso, que traz leveza para o transporte, o Hyundai HR não é bem quisto apenas no Brasil, mas conquista uma multidão de admiradores no mundo inteiro.
A História do Hyundai HR
No exterior esse modelo também é conhecido como Porter, mas seu primeiro nome foi HD1000 por ocasião de seu nascimento, em 1977. Nascido na Coreia do Sul, suas primeiras versões também se fazem em picape e até van.
Após alguns anos no mercado, a produção do HD1000 foi encerrada, em 1981. Mas, cinco anos depois ele ressurgiria em nova versão. Igualmente famoso e desejado, a segunda geração chegou ao Brasil. Nessa ocasião, suas versões incluíam cabine dupla, van e furgão. A partir daí, o modelo ganhou melhorias que foram sendo introduzidas e bem aceitas no mercado brasileiro.
Em sua terceira geração, o queridinho também foi importado para o mercado brasileiro. Dessa vez, o design mantinha algumas características como os faróis circulares, mas, inovava no visual mais arredondado da cabine.
E, então, em 2004, a quarta geração do Hyundai HR surge como a que se conhece hoje. com dois motores a diesel, câmbio de seis marchas, cabines modernas e chassis de longarinas.
Características Gerais do Hyundai HR
Embora pareça ser um caminhão pequeno, o Hyundai HR possui uma capacidade carga satisfatória. A cabine, por exemplo, apesar de parecer compacta, possui espaço confortável para três ocupantes. os faróis circulares ainda adornam a dianteira do caminhão, mas, agora com molduras pretas que dão todo um charme ao veículo.
Para os retrovisores foram adotados tamanhos grandes que, juntamente com um para-brisa maior e a base curvada das janelas, permitem uma melhor visibilidade.
O seu interior é um aconchegante espaço de trabalho. Com algumas facilidades, o painel lembra o do Tucson. Através dele é possível identificar a velocidade exata, os níveis de combustível e de desempenho do arrefecimento. Além disso, o hodômetro transmite alertas importantes para o motorista.
Como novidades, o Hyundai HR 2020 recebeu algumas alterações especialmente visuais. São mudanças como o para-choques, que ganhou uma versão mais moderna e a adoção da máscara negra nos faróis. Além das alterações estéticas, a potência também ganhou um novo aliado. Ao invés dos 97 CV comuns aos motores anteriores, agora o motor trabalhará com uma incrível potência de 130 CV.
Para facilitar a direção, o queridinho entre os caminhões conta agora com direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbags duplos, travas e vidros elétricos e rodas de aço aro 15. Essa junção de melhorias continua sendo movida a partir de um motor turbo diesel 2.5.
Conforme a tradição de seus modelos, a cabine dá opções de acoplamento de diversos tipos de carrocerias. Além disso, esse modelo de caminhão é isento de rodízio em grandes cidades como São Paulo. Essa facilidade otimiza o tempo e melhora o atendimento de frotas que precisam de maior agilidade e fluxo de entregas.
Manutenção
Além do bom preço e bom aproveitamento, o Hyundai HR 2020 também apresenta um bom custo de manutenção. Para revisões de até 60.000 km, por exemplo, o custo é de aproximadamente R$ 5 mil. Nessas ocasiões, a Hyundai substitui óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, anel de vedação do cárter e velas de ignição. Para esse tipo de revisão, o proprietário aguarda um tempo que vai de 54 a 72 minutos.
Entretanto, esses não são os únicos serviços oferecidos pelas autorizadas. Também em uma dessas lojas, o proprietário pode fazer serviços como pintura, cristalização, higienização, balanceamento, alinhamento e muitas outras opções. A boa notícia é que, com a quantidade de prestadoras de serviços espalhadas pelo país, não é difícil encontrar um espaço para ser atendido.
Ficha Técnica
Motor |
2.5 Diesel |
Tipo |
Dianteiro, Longitudinal, Biturbo e Diesel |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
2500 |
Válvulas |
16 |
Taxa de compressão |
16,4:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Diesel: 130 cv @ 3800 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Diesel: 26,0 kgfm @ 1500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual 6 marchas |
Tração |
|
Tipo |
4×2 |
Freios |
|
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
|
Tipo |
Hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Braços triangulares, barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo rígido, barra estabilizadora |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Aço 15 polegadas |
Pneus |
195/70 R15 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4850 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1740 |
Altura (mm) |
1965 |
Distância entre os eixos (mm) |
2430 |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) |
ND |
Tanque (litros) |
65 |
Carga útil (kg) |
1800 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1600 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
Dito isso, fica claro que, o Hyundai HR é uma excelente opção para quem deseja renovar ou iniciar uma frota. Obviamente, antes da escolha deve ser considerado o tipo de serviço a ser oferecido. Mas, considerando as opções de custos e vantagens; se cabe sua carga, cabe no seu bolso.
Comments are closed