O que é logística?

o que é logística

A todos os momentos ouvimos a palavra logística. Mas você sabe de verdade o que é logística? Nesse artigo nós responderemos a todas principais dúvidas sobre o assunto. Não perca tempo, leia agora!

Origem e significado da palavra logística:

Logística é um termo que tem origem no verbo francês loger, que significa alojar ou acolher. Da mesma forma, acredita-se que a mesma tenha origem grega, graças aos militares que tinham que traçar estratégias para abastecer seus exércitos com armamento, suprimentos e munições.

O dicionário Oxford define logística como: “O ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e equipamentos”.

Portanto, essa definição muito se deve a concepção da logística empresarial. Que teve seu embrião nas táticas de armazenamento e transporte de suprimentos usadas na segunda guerra mundial.

Dessa forma, chegamos a definição atual de logística, que é o gerenciamento do fluxo de produtos, de seus fornecedores até os pontos de entrega, visando sempre o menor custo possível.

Logística empresarial:

A logística tem um papel importantíssimo para as empresas e indústrias, pois ela é responsável por distribuir a produção das mesmas. Pense da seguinte maneira: as empresas precisam produzir em grandes escalas para atenderem a demanda dos seus clientes.

Da mesma maneira, precisam distribuir em grande escala para atingir o ponto de consumo. Sendo assim, são necessárias estratégias para essa distribuição ocorrer de maneira correta e menos onerosa.

Ela é uma importante fonte de custos, representando muito do custo do produto, podendo chegar até a 30% do custo no caso dos produtos alimentícios.

A logística dependendo do ramo de atuação da empresa é o grande separador de águas. Pois se bem feita, pode gerar valor para seus produtos e satisfação dos clientes. Mas se houverem problemas, os reflexos são sentidos bem rapidamente.

Por isso, ela merece atenção especial, para que se alcance eficiência na operação logística da empresa, e consequentemente a redução de custos na operação.

Como otimizar a operação logística?

Antes de mais nada, devemos pensar em uma premissa básica que é a satisfação dos clientes. E para alcançar essa premissa, ter uma logística bem feita é um caminho muito importante. Que deve ter a atenção dos gestores.

É necessário ter um bom planejamento logístico e uma gestão de estoque adequada.

Sobretudo, os clientes se preocupam com o tempo de entrega e o cuidado com seus produtos, e esses fatores pesam muito para a escolha da empresa que irá melhor lhe atender.

Então, é importante seguir alguns passos para ter uma operação logística otimizada. Vamos a eles:

  • Fazer mais com menos: É importante o empreendedor saber efetuar mudanças e otimizar sua operação com os recursos que ele já possui.
  • Mensurar e controlar os custos logísticos: Do mesmo modo, é muito importante mensurar e fazer um controle adequado de toda a operação logística da empresa. Para dessa forma, poupar custos. Podendo ter um preço mais competitivo em relação aos seus concorrentes.
  • Controlar os processos: Isso é uma premissa básica para o bom funcionamento de qualquer setor de qualquer segmento. Mas, esse controle acaba sendo ignorado ou feito de uma maneira não adequada, gerando muitos problemas para sua empresa. Por isso, é muitíssimo recomendado que o gestor esteja sempre inteirado de todos os assuntos e processos que ocorrem na empresa.
  • Investimento e capacitação da equipe: Ter uma equipe capacitada é passo importantíssimo para otimizar sua operação logística. Pois assim, você terá muito mais chances de ter um melhor desempenho e fluidez de seus processos.

Você já ouviu falar de Supply Chain?

Supply Chain, ou cadeia de suplimentos, literalmente traduzido do inglês, é a gestão dos processos que envolvem toda a cadeia de suprimentos. Ou seja, clientes, varejistas, fabricantes, transportadoras, CD’s e etc, a fim de otimizar o processo logístico e entregar  produtos finais melhores para seus clientes finais.

Para tanto, todos os participantes da cadeia de suprimentos devem atuar em conjunto, alinhados com um mesmo objetivo.

Como cuidar do meu Supply Chain?

O principal foco de uma empresa, é sem dúvidas, satisfazer as necessidades de seus clientes, e esse é o principal norte do Supply Chain. Porém, de uma maneira unificada e alinhada com as empresas participantes da cadeia.

Para tanto, é imprescindível contar com profissionais específicos para cuidar da gestão interna e externa da cadeia de suprimentos. Fazendo um elo entre clientes e fornecedores, identificando e corrigindo problemas entre essas partes.

Da mesma forma, é muito importante mudar e adequar a cultura da empresa para a prática do gerenciamento da cadeia de suprimentos. A fim de ajudar na criação de novos métodos e práticas para obter os resultados.

Integrar a sua equipe e oferecer treinamentos periódicos também é um caminho muito interessante.

Faça investimentos em novas tecnologias, a fim de ajudar a integração de toda a equipe.

E o mais importante: ACOMPANHE! Faça o acompanhamento de perto de seus fornecedores, dos seus processos, e dos seus funcionários. E lembre-se, identificar erros em fases iniciais reduz consideravelmente os seus reflexos.

Conheça também o Blockchain.

[rock-convert-pdf id=”845″]

Logística reversa:

A logística reversa se foca no retorno de materiais já utilizados, reaproveitando os mesmos. Dessa forma, ajuda-se a preservar o meio ambiente. Algumas empresas como fabricantes de pilhas e eletrônicos são responsáveis pela destinação final dos resíduos da fabricação de seus produtos.

Segundo o artigo 3, parágrafo 12, da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010: a logística reversa consiste em um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Ou seja, a logística reversa é uma excelente ferramenta para as empresas colaborarem com o meio ambiente, e com a sociedade. E ai, sua empresa está executando uma logística reversa correta?

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
 

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (6)

  • Gestão De Frotas: Saiba Como Fazer - Econômica Telemetria

    26 de abril de 2019

    […] primeiro lugar devemos lembrar que uma empresa necessita de uma logística bem executada para gerar satisfação aos seus clientes. E da mesma forma otimizar os custos. Do […]

  • O Que é Logística De Distribuição | Econômica

    21 de agosto de 2019

    […] fase importante para a otimização da logística é a gestão dos fretes. Ela consiste na consulta de mercado, análise de preços e concorrência, […]

  • 3 Dicas Para O Planejamento De Rotas E Itinerários Da Sua Frota | Econômica

    22 de agosto de 2019

    […] empresas do setor. O monitoramento de dados telemétricos da sua frota fornecem suporte direto a logística da sua frota e aos motoristas em campo. Dessa maneira, em casos de imprevistos todos estão preparados para […]

  • O Que é Blockchain E Como Aplicá-lo Na Logística | Econômica

    19 de setembro de 2019

    […] na logística, o Blockchain tem ajudado a otimizar os processos. Afinal, o processo logístico compreende várias etapas, e negociação entre mais várias empresas. Nesse caso, a utilização […]

  • O Que é Um Roteirizador? Como Ajuda Minha Frota? | Econômica Telemetria

    24 de setembro de 2019

    […] O roteirizador é módulo de tecnologia que faz parte de um sistema de telemetria. Esse roteirizador, serve para planejar a operação diária de distribuição e transporte de mercadorias. Ou seja ele faz toda logística da sua frota. […]

  • CFOP Você Sabe O Que é E Para Que Serve? | Econômica

    13 de outubro de 2020

    […] o tipo de operação que está sendo realizada naquela transação. Seja uma venda, uma compra, uma transferência, uma devolução ou qualquer outra movimentação, o CFOP identifica e analisa se há ali alguma […]