Dia do caminhoneiro: Afinal, que dia é comemorado?

Dia do Caminhoneiro

Dia do Caminhoneiro

O calendário brasileiro é recheado de datas comemorativas. Entre todas as profissões, personalidades e santos homenageados, o dia do caminhoneiro traz algumas aparentes controvérsias sobre sua comemoração. Nada contesta a importância do dia, claro, e a discussão em torno do dia apenas apenas gira em torno da data. Com três momentos diferentes do ano tidos como dias de homenagear os reis da estrada, é bom falar sobre o assunto.

Não é preciso relembrar o fato de que os condutores de caminhões conduzem também a economia do país. Afinal, é o modal rodoviário que transporta pelo pais a maior fatia do Produto Interno Bruto. Assim, toda homenagem é pouca para considerar com fidelidade o dia do caminhoneiro.

Para descobrir qual é dia correto do caminhoneiro, continue com a gente!

30 de Junho

Na verdade, o dia 30 de junho é considerado como o dia do caminhoneiro em São Paulo. Trata-se de uma comemoração regional que homenageia os profissionais dessa categoria tão importante. A importância do dia no estado é reconhecida através de Lei estadual. A lei 5487/86 foi instituída sob governança de Franco Motoro a fim de reconhecer o trabalho de abastecimento realizado pelos motoristas.

São Paulo, naturalmente é um dos grandes participantes da produção brasileira de muitos dos insumos. Também por ser um dos estados mais produtivos também é um grande escoador de mercadorias. Assim, o trabalho de motoristas que afeta o país e, em muitos casos o mundo, tem um peso muito grande no estado paulista. Por essa razão, na região, o dia do caminhoneiro ganha uma homenagem específica, legal, e muito merecida.

25 de Julho

Já no dia 25 de julho, a homenagem é bastante religiosa. Afinal é nesse dia que se comemora o dia de São Cristóvão. A grande relação é que esse é o santo padroeiro dos caminhoneiros. E, por essa razão, o dia acaba sendo também um dia de comemoração pela vida e coragem dos condutores de caminhões.

Em relação à lembrança do santo, trata-se de uma comemoração bastante antiga. Conforme a história, a origem da data especial vem do século XV. Na ocasião da instituição, a base era a história de São Cristóvão. Ao que tudo indica, antes de ser santo, Cristóvão era um homem forte que desejava se tornar o homem mais poderoso do mundo. No meio da sua caminhada, ele teria conhecido a Cristo e o reconhecido como homem mais poderoso do mundo. A partir daí, ao invés de sê-lo, Cristóvão decidiu segui-lo.

Ainda segundo a história, em determinado momento de sua vida, São Cristóvão carregou um menino no colo durante uma travessia. Entretanto, segundo sua percepção, o menino ficava mais pesado a cada passo que dava. Assim, a sua sensação era de estar carregando o mundo nas costas. Após o desabafo do santo, o menino teria dito que ele não estaria carregando o mundo nas costas, mas o Criador dele, pois se tratava de Jesus.

O conceito, então, de carregar o mundo trouxe para o mundo dos caminhoneiros o apadrinhamento do santo como padroeiro. Não poderia ser outro, já que o modal rodoviário brasileiro realmente é um canal que alimenta o mundo. Assim, nesse dia, são feitas homenagens aos condutores de caminhões, fazendo do dia 25 de julho, um dia do caminhoneiro.

A referência é tão forte para os brasileiros que se materializa em formato de igreja. Às margens da BR-116 está estabelecida a igreja de São Cristóvão. Ela possui formato de caminhão e é frequentemente visitada por motoristas e amantes das estradas.

16 de Setembro

Apesar das duas datas citadas serem muito importantes e muito comemoradas, 16 de setembro é a data oficial do Dia do Caminhoneiro no Brasil. Inclusive, a comemoração e homenagem é também assunto de lei, decretada pelo, então vice-presidente, José Alencar Gomes da Silva.

O decreto de lei de n° 11927 de abril de 2009, oficializou a data como lembrança de uma categoria que é totalmente determinante para a economia do país. Entretanto, como é o povo que manda sempre, as homenagens são muito mais comuns no dia de São Cristóvão. Religioso apegado às tradições como o povo brasileiro é, todo o valor do dia 16 de setembro é colocado nas comemorações do dia de São Cristóvão.

Em qualquer que seja a data, o Dia do Caminhoneiro deve ter toda a importância possível. E, além das homenagens e comemorações, a classe também merece atenção. Esses profissionais dedicam suas vidas em uma jornada solitária e bastante desgastante. Na maioria das vezes, encontram condições ruins de estradas e de desvalorização monetária do seu trabalho. Embora seja a força motriz do país, os caminhões trabalham sob pesada responsabilidade e leve cuidado. Apesar de ser muito importante ter esses dias de homenagens, essa valorização necessária deve ser ato diário e cotidiano.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed