Se você trabalha com alguma área logística, certamente está sempre procurando por novas formas de aumentar a produtividade. Isso inclui escolher corretamente os veículos que realizarão determinadas operações, além de mensurar questões como quilometragem e recursos necessários para cada tarefa. De maneira rasa, é isso o que representa o dimensionamento de frotas. Trata-se do conhecimento sobre os veículos, do levantamento de demandas e do planejamento da melhor forma de cumprir cada obrigação.
Então, para descobrir se a sua frota está em um bom padrão ou se precisa adquirir mais veículos para atender as demandas, basta continuar com a gente até o fim deste post!
O que é o dimensionamento de frotas?
Primeiramente, você precisa entender o que é o dimensionamento de frotas. Na verdade, trata-se de um conceito bastante simples, embora muito importante. Esse é o processo que envolve todo o planejamento do transporte durante um tempo específico. Ao fim de tudo, você terá a resposta sobre a eficiência da sua frota e sobre as possibilidades de melhoria.
Isso significa que todo o processo logístico que envolve transportes deve ser minimamente planejado e calculado. Desde a quantidade de veículos necessária para realizar as entregas até a melhor forma de fazer isso, tudo deve ser fruto de análise. Assim, o gestor deverá calcular questões como capacidade de peso, definição do melhor percurso, condições da estrada e tudo mais a respeito. Dessa forma se otimiza os ganhos e se diminui os custos.
Ao final de tudo, dimensionar é contabilizar demandas e possibilidades. Tudo isso a fim de atender da maneira devida às demandas, além de aproveitar melhor as oportunidades de decisões. Quem sabe, a partir do dimensionamento de frotas você não descubra que pode, e deve, adquirir mais veículos?
Como fazer o dimensionamento
O dimensionamento de frotas compreende uma série de tarefas a serem desenvolvidas a fim de otimizar os resultados. Entre as muitas tarefas, muitas compreendem a fase do planejamento, que pode estruturar todo o resto da atividade.
O primeiro passo é identificar a capacidade total de carga que cada veículo da frota é capaz de transportar. Assim é possível mensurar qual é a capacidade total da frota, bem como a que quantidade de demandas ela pode atender. Além disso, é preciso conhecer as especificações técnicas de cada modelo da frota, com a mesma finalidade.
Depois do conhecimento reunido, você será capaz de definir o quanto pode fazer no quesito produção mensal. Ou seja, você saberá exatamente quantas viagens poderá atender como um todo e qual a parcela de possibilidade de produção de cada veículo.
Além disso, o dimensionamento de frotas precisa fazer o estudo de rotas a partir de dados importantes como: distâncias a serem percorridas, tipos de veículos, condições das estradas, previsão do clima, tempo de viagem e afins.
Por fim, essa é a fase onde também é necessário controlar todas as variáveis do percurso. Entre elas estão o tempo de carga e descarga, paradas, descanso e refeições dos motoristas.
Dessa forma, é preciso entender que cada detalhe auxilia na definição dos resultados. Ao final, o processo é mensurar as demandas e dividi-las entre as possibilidades disponíveis. Ou seja, trata-se de contabilizar quanto cada item da frota pode contribuir para o resultado final.
Benefícios de dimensionar a frota
As tarefas compreendidas no dimensionamento de frotas pretendem trazer uma série de benefícios para a organização. Esse alinhamento de tarefas aumenta significativamente a produção da logística. E, isso pode ser visto a partir de diversos benefícios.
O primeiro deles é o fato de que, o dimensionamento da frota ajuda a reduzir os riscos de acidentes. Isso mesmo, a partir de planejamento simples como a catalogação dos veículos da frota, você evita acidentes causados por excessos de cargas, por exemplo.
Além disso, o dimensionamento faz com que o tempo seja otimizado a partir da análise de rotas. Com isso, as operações ganham maior agilidade e, consequentemente, mais ganhos. Ao entender previamente como é a rota, que tipos de estradas e estruturas vão ser enfrentadas, você pode escolher melhor os veículos e aproveitar melhor suas capacidades.
Você também pode aumentar a produtividade da sua frota, dimensionando a quantidade de viagens que ela é capaz de realizar em determinado tempo. Assim, a empresa acessa outra grande vantagem, que é o acesso a informações que possibilitam decisões seguras. Entre essas decisões estão questões como aumento de frotas, desfazimento de alguns veículos ou a renovação deles.
Por fim, através do dimensionamento correto, você consegue reduzir os custos de sua frota. Pois, a partir do conhecimento dos veículos é possível planejar melhor eventos como manutenções, o que evita incidentes financeiros e gastos desnecessários.
Leia também: Operação triangular: Saiba tudo sobre
Descubra também tudo o que você precisa saber sobre telemetria no site da Econômica!
Lei Da Balança: Dicas Para Não Ser Multado - Econômica Telemetria
27 de outubro de 2021[…] Leia também: Dimensionamento de frotas: Como saber se sua frota precisa de mais veículos […]