Logística Inbound: o que é e como funciona

Logística Inbound

Logística Inbound

Nesses últimos tempos, a relação logística segue cada vez mais para a satisfação dos desejos do cliente. Em toda e qualquer área, independente do meio utilizado, o fim é sempre o cumprimento das expectativas do cliente final. E, é por isso que a logística inbound existe. Sua principal razão de existência é o suprimento de uma cadeia logística inteligente. E isso fará toda a diferença no fechamento do processo.

Mas, antes de implantar a logística inbound na sua organização, você precisa entender o que é e como funciona esse tipo de processo. Para isso, selecionamos as principais informações sobre o assunto.

O Que Logística Inbound?

A logística inbound é a abrangência de situações e procedimentos que visam como objetivo a própria empresa. Assim, ela vai desde a aquisição de produtos necessários para a própria empresa até a sua utilização. Assim, esse tipo de logística visa o cumprimento efetivo dos processos ainda na empresa, que vão impactar o objetivo final da logística que é o consumidor final.

Dessa forma, a logística inbound vai traçar estratégias que permitam a identificação de demandas internas, e o processo para que essa demanda seja atendida devidamente. A ideia aqui é fazer com que a identificação seja eficiente, o contato com fornecedores de suprimento seja eficiente e, por fim, a chegada dos insumos e matérias-primas seja eficiente. Tudo isso em conjunto promove economia e otimização da produção.

Como Funciona Logística Inbound?

Conforme já adiantado no item acima, a logística inbound compreende várias fases do processo de logística dentro da próxima organização. E, em cada fase, são aplicadas técnicas que fazem com que o percurso planejado seja completado com excelência.

Identificação da demanda

A primeira fase do processo de logística inbound é a identificação da demanda. Nesse processo, é preciso descobrir quais são os insumos e matérias-primas que são necessárias no momento. O senso de responsabilidade nessa fase do processo é muito importante. Pois, é a partir dele que são diminuídos os prejuízos em potencial e é onde se otimiza a produção.

Captação de bons fornecedores

Identificadas as necessidades da empresa, é hora de procurar por fornecedores que possam supri-las devidamente. Nesse processo, a ideia é encontrar um conjunto de vantagens para a compra. São questões como preço, qualidade, tempo de entrega e forma de pagamento que devem ser clinicamente analisadas a fim de que se faça o melhor negócio.

Recebimento responsável da matéria-prima

Embora não pareça tão importante, o momento de receber a matéria prima é tão importante quanto o momento da compra na logística inbound. Isso porque, é nesse momento que se confirma os aspectos da contratação ou se recusa o produto por não atender às expectativas da combinação. É nesse momento, então, que se confere o compromisso do fornecedor com prazos, horários, qualidade e atendimento da burocracia necessária. Depois de se certificar de que o recebimento atende às expectativas da compra, é hora de produzir.

Avaliação da produção

Dentro do processo da logística inbound há também a responsabilidade de se ter uma visão holística do processo produtivo. Esse é o momento de avaliar a qualidade da produção e do próprio processo produtivo. Para essa parte do processo, é possível utilizar indicadores próprios e personalizados que vão reforçar ainda mais o sucesso da produção.

Retorno das embalagens

A depender do tipo de produto que se espera, é preciso fazer com que as embalagens voltem ao fornecedor. Ao ser feito de maneira responsável, esse processo da logística inbound garante que essas embalagens possam ser utilizadas novamente pelo fornecedor. Assim como as demais partes do processo, essa também precisa ser efetuada com certa agilidade e responsabilidade. Pois, dela depende o fluxo de fornecimento do fornecedor.

Como a Logística Inbound Pode Ajudar a Sua Empresa?

Com todas essas informações, fica claro que a logística inbound é um dos braços mais importantes do processo logístico. Isso porque, a partir do funcionamento correto desse quesito garante-se a consistência do processo logístico como um todo.

A partir de um bom desenvolvimento da logística inbound algumas vantagens são possíveis. Entre elas está a possibilidade de produção contínua. Afinal, uma boa relação com os fornecedores garante que o processo de produção não seja interrompido.

 Além disso, a logística inbound ajuda a manter os prazos com cumprimento ideal. A empresa que opera nesses moldes está mais habilitada a organizar o fluxo logístico de maneira muito mais confiável. A partir disso, é possível prever prazos menores e cumprir os prazos contratados. Além disso, por meio dessa organização os gestores têm total controle da produção desde a compra das matérias-primas até a execução da produção.

O principal resultado disso é um fluxo eficiente de produção e, o mais importante, a satisfação do cliente final. É o fim certo de quem tem um fluxo constante, um estoque inteligente e uma boa reputação no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • Logística Outbound: O Que é E Como Funciona | Econômica

    14 de maio de 2021

    […] a logística inbound se preocupa em gerenciar os processos internos, a logística outbound cuida para que os processos […]

  • Empresas De Logística: Saiba Como Elas Funcionam | Econômica

    28 de maio de 2021

    […] fase de produção de determinado produto também demanda serviços de logística. Nesse caso, a atuação é na […]