No meio de índices altos de violência no trânsito, a tecnologia também corre para desenvolver seus artifícios de proteção. A película antivandalismo, por exemplo, está ganhando cada vez mais adeptos entre os motoristas. Apesar de se tratar de uma escolha simples, a utilização da película pode proteger o seu veículo até 10 vezes mais do que a utilização de vidros comuns.
Embora pareça um item comum, como o insufilm, sua atuação é bem diferente. Enquanto o insufilm desenvolve uma questão estética, a película antivandalismo apela para questões práticas de segurança. Isso vale tanto para dificultar o acesso ao interior do veículo em casos de roubo, ou para proteger os ocupantes dos estilhaçoes de vidros em casos de acidentes de trânsito.
Especialmente quem mora ou passa muito tempo em grandes centros, proteger o carro a partir da proteção dos vidros é uma atitude eficiente contra os riscos. Pois a resistência dos vidros potencializada a partir da película, ajuda a prevenir ocorrências desagradáveis como assaltos e furtos.
Mas, como todo processo, antes de optar pela instalação da película antivandalismo, é preciso conhecer mais sobre ela. Por essa razão, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O Que é Película Antivandalismo?
A película antivandalismo é composta por lâminas de poliéster que potencializam a resistência dos vidros do veículo. Além do poliéster, a composição conta com line removido de silicone e cola. Embora não deixe as janelas inquebráveis, essa composição aumenta a resistência dos vidros em até 10 vezes mais.
De maneira geral, os proprietários de veículos utilizam essa estratégia para dificultar o acesso de bandidos ao interior do veículo. Da mesma forma, ao sofrer impactos de acidentes, por exemplo, a película diminui em muito os riscos de estilhaços. Apesar da eficiência comprovada é importante ressaltar que, não se trata de uma blindagem. Portanto, ela não é capaz de isentar os ocupantes de balas de armas de fogo, por exemplo. Mas, sua eficiência reduz os riscos em muito, fazendo com que os fragmentos do projétil fiquem na lâmina.
A boa notícia é que não há restrições legais quanto ao uso de película antivandalismo. É claro que, a utilização da película não afasta a obrigatoriedade de cumprir as especificações da Resolução CONTRAN nª254. Mas, essa normativa se refere às cores utilizadas nas proteções do vidro. Nesse caso, devem ser observados os limites mínimos de transparência, que são de 75% no para-brisa, de 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% nos traseiros.
Quanto à espessura, por exemplo, o usuário é livre para escolher dentre as possibilidades do mercado. Mas, as possibilidades podem variar a depender do modelo do carro e do espaço disponível para a aplicação. Quanto mais espessa, maior é o potencial de proteção. Entretanto, o aumento na espessura também aumenta proporcionalmente a dificuldade de aplicação.
Vantagens da Película Antivandalismo
A instalação de película antivandalismo traz como primeiro benefício a proteção contra estilhaços. Esse tipo de película impede que o vidro se quebre em pequenos pedaços quando sofre impactos. Dessa forma, a proteção evita que os ocupantes do veículo sofram cortes decorrentes dos estilhaços.
Além disso, a película também promove maior segurança contra atos criminosos como tentativas de roubos e furtos. Como é comum nos grandes centros, os vândalos costumam se utilizar de armas brancas ou pedras para realizarem o acesso ao interior do veículo. Então, a película dificulta esse acesso.
Mas, a promoção de segurança não é a única faceta da película antivandalismo. Ela também é uma eficiente promotora de conforto. Sua instalação protege os motoristas e ocupantes dos raios solares. Essa proteção se faz a partir de um filtro UV e infravermelho. Como em determinados horários do dia, o sol pode trazer malefícios para o corpo, essa funcionalidade traz conforto e estímulos de prevenções que afetam a saúde.
O conforto também se estende para a questão acústica do veículo. Através da utilização da película, os ocupantes são protegidos da poluição sonora externa. Isso porque, a aplicação produz uma espécie de isolamento acústico. Assim, o trajeto se torna mais agradável e tranquilo, sem grandes interferências dos barulhos do trânsito.
Vale a Pena o Investimento?
Essa é uma pergunta a ser respondida de forma individual. Obviamente, a escolha pela película não descarta a necessidade de outros dispositivos de segurança. Questões como rastreamentos e seguros também devem ser analisadas cuidadosamente.
O que podemos adiantar é que a película é um reforço importante. Quando instalada de forma correta por um profissional, pode durar até 15 anos. Seu custo pode variar bastante já que, quanto maior a espessura, mais caro certamente será. Considerando a expectativa de duração, talvez o investimento de valores em torno de R$1 mil reais, por exemplo, seja compensatório. Essa é a faixa de preço cobrada por profissionais para a instalação de películas mais reforçadas.
Para saber mais sobre isso, entre em contato com a gente!
Comments are closed