Se você está envolvido de alguma forma no ramo da logística, certamente já pensou em ter uma frota própria. Afinal, juntando-se o desejo de ser seu próprio patrão com os conhecimentos da área, não é nada mal montar o próprio negócio de logística. Além disso, talvez a logística seja o seu serviço de meio e por essa razão, você precisa saber se convém investir no próprio exército de carros ou terceirizar o serviço logístico.
Mas, antes de tomar a decisão, você precisa conhecer quais são os benefícios e as implicações de uma manter uma frota própria. Só depois de analisar essas questões você saberá se isso é o que você precisa. De acordo com as suas demandas e as informações aqui ajuntadas, você saberá exatamente o que fazer.
Então, continue com a gente!
Prós de Uma Frota Própria
Para deixá-lo animado, de cara temos os benefícios de um pátio de veículos próprios que supra a sua necessidade logística.
Melhor controle do processo
Obviamente, com a frota própria a seu serviço, você tem muito mais controle sobre o que acontece no processo logístico. Afinal, se os veículos são seus, você pode direcioná-los, controlá-los e monitorá-los como bem entender. Além disso, uma frota própria permite a disposição imediata dos veículos, de forma que nenhuma demanda deixe de ser cumprida por falta de veículos.
Entregas flexíveis
Ao contrário de quando assume um contrato com uma transportadora, quando possui a frota própria você pode flexibilizar as suas entregas. A partir da aquisição dos veículos você não precisa condicionar as entregas à disponibilidade da transportadora. Ao contrário, as rotas podem ser otimizadas e as encomendas entregues conforme o seu próprio planejamento.
Marketing gratuito
Possuir frota própria também ajuda a sua empresa com o marketing. Ao invés de pagar para a sua marca seja estampada em out doors e caminhões alheios, você terá à sua disposição um exército de out doors ambulantes circulando por todo o país. O melhor de tudo é que você não vai pagar por isso. Pois, seus próprios veículos serão, naturalmente, instrumentos de propaganda. É só caprichar na criatividade que logo o país inteiro saberá que você existe.
Contras de Uma Frota Própria
Como não poderia deixar de ser, toda decisão também traz ônus. Afinal, nada na vida é um mar de rosas, por que razão seria assim na logística? Assim, manter uma frota própria também pode trazer alguns incômodos. E é por isso que você precisa pesar os impactos na mesma balança de suas demandas.
Aumento de Custos
A primeira desvantagem de se ter uma frota própria é o aumento de custos com a folha de pagamentos. Isso é bastante assustador quando se contabiliza os encargos que nascem dessa obrigação. Ao optar por ter o seu próprio pessoal de logística você assume também questões como previdência, férias, benefícios, pagamentos, gratificações e licenças. Tudo isso pode sair muito caro ao final das contas.
Além do impacto na folha de pagamento, você também terá aumento de custos em outras áreas. Pois, veículos precisam de seguros, impostos, manutenções periódicas, vistorias, abastecimentos e suporte para os pedágios. Isso faz com que as preocupações também aumentem, já que elas não estão focadas apenas em: pagar a transportadora. Juntamente com a operação em pleno funcionamento, está um orçamento bem planejado e executado.
Dedicação de tempo
Um outro ônus de se ter uma frota própria é o gasto de tempo com uma atividade meio. Então, se você é um fornecedor, ao assumir o compromisso de transportar, você deverá dividir suas atenções. Agora, a preocupação vai além da produção.
Após todo esse processo você ainda deverá ocupar tempo de gerência e execução para o transporte do bem até o consumidor final. Mais do que isso, sua companhia utilizará a disposição para garantir que todos os processos sejam efetivos, desde a saída do produto até o feedback do destinatário. O que envolve, claro, a logística tradicional e a reversa.
Treinamento de motoristas
Lidar com o cotidiano de logística nas estradas requer atenção e treinamento. Assim, além de se preocupar com a contratação de bons profissionais, você também se deverá com o desempenho deles nas estradas, enquanto estão longe. Mais do que isso, muito do que acontece nas estradas acaba voltando para você de alguma forma.
Por isso, uma parte da sua gestão terá que se preocupar em munir os motoristas de conhecimento e ferramentas. Isso inclui a realização de reciclagens periódicas para que nenhuma informação fique ultrapassada. Se conseguir fazer tudo conforme o planejado, certamente terá sucesso com a sua frota própria.
E, então? Chegou à conclusão? Das informações aqui elencadas, o que mais vale é a sua avaliação sobre os impactos positivos e negativos de sua decisão. Se houver mais prós, parece que você tem uma resposta!
Quer saber mais sobre o assunto? Basta entrar em contato com a gente!
Comments are closed