Saiba como otimizar os custos da sua frota

otimizar custos

otimizar custos

Se a época atual é difícil para manter os lucros, a ordem do momento é: otimizar custos! Quando se trata desse assunto, nem sempre a principal intenção é reduzir em valores. Mas, na verdade, o conceito de otimizar se relaciona mais com a ideia de construir um relação de gastos que seja eficiente. Obviamente, isso implica em gastar menos para fazer.

No papel de gerência, o gestor tem a grande responsabilidade de direcionar os custos da frota. O que significa que ele deve saber exatamente onde o recurso será melhor empregado. Entre as decisões na gestão de custos, transformá-los em lucro é a melhor coisa a se fazer.

Para que isso seja possível, algumas dicas devem ser observadas. E, ela estão elencadas logo a seguir.

Conheça a Sua Frota

Antes de qualquer decisão é preciso conhecer as ferramentas disponíveis através das frotas. Isso inclui saber sobre as condições exatas de cada veículo, bem como conhecer a fundo seus condutores. Esses conhecimentos são possíveis através do desenvolvimento de relações, com as máquinas e seus operadores.

A fim de que as próximas decisões sejam efetivas, é preciso levantar informações precisas sobre a conservação, o funcionamento e a produtividade de cada integrante de frota. Assim é possível determinar os próximos passos com maior segurança.

Esse levantamento pode ser feito através do preenchimento de um Check-List, por exemplo. Nesse caso, basta formular uma lista com os principais itens de um caminhão e proceder ao preenchimento dos itens. Através de anotações, é formado um dossiê sobre cada veículo que ajudará no planejamento de utilização de cada um.

Desenvolva um Cronograma de Manutenção

A partir das informações levantadas previamente, é possível descobrir quais são as necessidades de cada peça da produtividade. Dessa maneira, é também possível adiantar os problemas em potencial e resolvê-los antes que se tornem prejuízos.

Para garantir que cada veículo seja atendido em suas necessidades, o ideal é montar um cronograma de revisões programadas. Assim, no momento da retirada do veículo da produtividade, outras soluções já deverão ter sido programadas para a substituição. Com o planejamento e o cumprimento do cronograma de manutenções preventivas, se evita vários problemas futuros. Além disso, diminui significativamente os riscos de ocorrência de intercorrências que paralisem as atividades depois de iniciadas.

Controle os Custos

A fim de otimizar custos da frota, o hábito de controle é essencial. Trata-se de uma informação autoexplicativa e, aparentemente repetitiva. Entretanto, a alma do gerenciamento está exatamente no ato de controlar os custos da frota.

Essa tarefa é cumprida com excelência a medida que o gestor se compromete com o registro minucioso das atividades financeiras. A partir do registro, o gestor pode proceder a uma análise de direcionamento dos recursos. Através dessa análise têm-se a informação sobre a ocorrência de gastos supérfluos, desperdícios e necessidades em aberto.

Treine os Motoristas

Como parte integrante da produtividade da frota, os motoristas merecem, e precisam, de toda a atenção necessária. Afinal, muito da utilização de recursos depende do comportamento de cada condutor. Mesmo que não sejam intencionais, os maus hábitos dos condutores podem potencializar os gastos da frota. Se, ao contrário as ações dos motoristas forem direcionadas para a eficiência, o resultado final se inverte.

Por essa razão, treinar os motoristas é um grande passo para otimizar recursos da frota. Através do treinamento, cada condutor pode imprimir em si mesmo o sentimento de pertencimento. Entretanto, essa atitude passa primeiro pela fase do conhecimento de causa. Ao conhecer profundamente os impactos de suas ações e como elas podem se transformar em produtividade, os condutores se tornam grandes aliados da produtividade.

Invista em Tecnologia

Com o desenvolvimento constante da tecnologia, o sistema logístico não pode ficar para trás. Até porque, o aproveitamento dos aparatos tecnológicos é a melhor maneira de implantar os processos anteriores. Através da automação, muitas tarefas são otimizadas, o que potencializa a produtividade.

A implantação da tecnologia traz muitos benefícios para o sistema logístico. O primeiro deles tem a ver com o acompanhamento da frota mesmo a centenas de quilômetros de distância. Isso é possível através do sistema de rastreamento que informa o gestor sobre cada acontecimento da estrada. Desde excessos de velocidade, ultrapassagem de limites geográficos previamente estipulados, abastecimentos, paradas de descanso e demais comportamentos do motorista, tudo pode ser conhecido pela gestão de frotas.

Além da proteção e da segurança que a tecnologia proporciona nas estradas, ela também é ferramenta de gestão. Pois, enquanto transmitem informações instantâneas, dispositivos tecnológicos também armazenam informações. Isso cria bases para a tomada de decisões eficientes e redirecionamentos de recursos.

Assim, utilizar a tecnologia como uma das bases de operações é a melhor forma de otimizar custos. Afinal, essa única decisão direciona todas as demais.

Para saber mais sobre isso, entre em contato com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • Como Evitar Acidentes Em Sua Frota? | Econômica

    9 de abril de 2021

    […] necessidade, é possível desenvolver melhor a produtividade, ao mesmo tempo em que se estimula a economia e diminui os riscos de […]

  • Rastreamento Para Containers: Saiba Tudo Sobre | Econômica

    13 de agosto de 2021

    […] a utilização de rastreamento para containers possibilita a redução de custos com seguros associados a perda de mercadorias e com o planejamento de rotas mais inteligentes, […]