Top 10 de cargas mais roubadas no Brasil

cargas mais roubadas

cargas mais roubadas

Um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de cargas e pelos próprios motoristas nas estradas é a questão da violência. Ao longo dos anos, cada dia cresce os números a respeito desses incidentes, o que assusta e, ao mesmo tempo, impulsiona a procura por soluções que diminuam os impactos das cargas mais roubadas no Brasil.

Caso você não saiba quais são elas, reunimos aqui o Top 10 de cargas mais roubadas no Brasil.

Produtos Alimentícios

Os produtos alimentícios estão entre as cargas mais roubadas no Brasil. Uma das principais razões para que isso aconteça é a facilidade de escoamento no varejo. Após a ação criminosa não é nada difícil esconder a origem dos produtos e infiltrá-los junto aos produtos legais no comércio.

Cigarros

Assim como os produtos alimentícios, os cigarros encontram alto grau de escoamento após o roubo. Especialmente ao se considerar a carga tributária imposta a esse tipo de produto, aos comerciantes é muito mais válido adquirir produtos sem procedência legal. Por se tratar de um produto de desfazimento rápido, os cigarros estão entre as cargas mais roubadas no Brasil.

Eletroeletrônicos

Esse é outro daqueles produtos cuja aceitação no mercado negro é muito grande. E, exatamente por isso, os artigos eletroeletrônicos são bastante visados e se coloca entre as cargas mais roubadas no país. Além disso, o valor agregado a esse tipo de produto possibilita um alto ganho, ainda que completamente ilegal.

Farmacêuticos

Os medicamentos também são alvos constantes dos criminosos. Embora algumas regiões registrem números maiores de ocorrência, todos os estados possuem registros alarmantes sobre o assunto. Ao que tudo indica, os produtos farmacêuticos são mais visados por causa do alto valor agregado.

Além de chamar atenção por si só, os medicamentos costumam ser alvos de ações organizadas. Em muitos casos, os roubos são acontecimentos encomendados e já com destino certo no mercado negro dos medicamentos.

Cargas fracionadas

Um outro alvo que tem chamado a atenção dos especialistas são as cargas fracionadas. De uns tempos para cá os números crescem e mostrar esse tipo de carga como a especialidade e preferência de muitos grupos criminosos. Isso acontece por causa da facilidade de dispersão da mercadoria. Quando se trata de carga fracionada, é muito mais fácil esconder a origem do produto. Assim, sua rastreabilidade também é muito menor.

Têxteis e Confecções

Entre as cargas mais roubadas também estão aquelas carregadas de produtos têxteis e confecções. Elas também têm sido alvos de quadrilhas especializadas nas estradas do país. Assim como a maioria das demais cargas muito visados, aquelas carregadas com têxteis encontram mais facilidade na dinâmica pós roubo. Por serem difíceis de serem identificadas posteriormente, os bandidos se aproveitam da situação.

Bebidas

Cargas de bebidas também correm alguns perigos a mais nas estradas do Brasil. Isso acontece porque esse tipo de produto encontra alta aceitação no comércio, independente da sua origem. Por causa dessa facilidade de espalhar a mercadoria após o crime, os bandidos direcionam os seus esforços para esse tipo de carregamento.

Além da facilidade de escolar esse tipo de produto no comércio ilegal, cargas de bebidas também costumam ter muito valor agregado. Assim, os criminosos encontram nesse tipo de carga um bom alvo.

Autopeças

O setor de autopeças também sofre com as ocorrências de roubos nas estradas. Isso tem um grande impacto negativo no setor, uma vez é esse tipo de produto está entre as cargas mais roubadas no país. Isso acontece pelo fato de autopeças serem produtos muito interessantes para o mercado. Uma vez que são partes de um serviço muito maior, também se trata de um conjunto de produtos de difícil rastreabilidade.

Tudo isso sem mencionar o valor agregado que as autopeças encontram no mercado. Isso enche os olhos dos grupos criminosos que não se preocupam com todos os impactos dessas ações.

Combustíveis

Considerando os preços e suas variações no comércio, os combustíveis têm se tornado pedras preciosas. E, por essa razão, não poucas vezes, as cargas de todos os tipos de combustíveis são saqueadas nas estradas do Brasil.

Embora trate-se de uma operação mais complexa, isso não afasta as más intenções de grupos de criminosos. E, mesmo com a dificuldade pós-roubo, eles ainda se arriscam a abordar e sequestrar litros e mais litros de combustíveis.

Produtos Agrícolas

Por fim, entre as cargas mais roubadas estão aquelas que transportam produtos agrícolas. Assim como os produtos farmacêuticos, geralmente esse tipo de roubo acontece com destino certo. Ou seja, de maneira geral, são roubos encomendados para suprirem um mercado já demarcado.

Exatamente por não ser um produto com alto grau de escoamento, o mercado negro já é certeiro em suas encomendas. Apesar das questões mais criteriosas do roubo, são produtos de algo valor no mercado, o que instiga bastante os interesses dos criminosos.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed