Transporte de madeira: como fazer

transporte de madeira

transporte de madeira

No mundo da logística, uma das principais explorações é o transporte de madeira. Isso porque, não que se negar, essa é uma área que rende bons ganhos para os transportadores. Afinal, a madeira é a matéria-prima de uma infinidade de itens que movem a economia. É o caso por exemplo, da produção de móveis, de papel e da construção civil.

Entretanto, nem todos sabem quais são os cuidados que devem ser tomados com esse tipo de prestação de serviço. Pois, o transporte de madeira também reflete impactos ambientais que são regulados legalmente. Seguir essas normas não é a apenas caso de responsabilidade com o trabalho em si. Mas, é a demonstração de consciência e entendimento dos princípios estabelecidos por trás das regras.

Para evitar que você sofra sanções e facilitar a sua compreensão sobre a importância dos cuidados essenciais nesse tipo de transporte, separamos as principais informações sobre aquilo que você precisa saber a respeito do transporte de madeira.

Que Tipo de Transporte é Considerado Transporte de Madeira?

A legislação a respeito do meio ambiente no Brasil guarda inúmeras questões. O conjunto delas visa proteger uma das maiores riquezas do país ao mesmo tempo em que garante o funcionamento da economia e a exploração devida das riquezas.

Para garantir que esse equilíbrio seja resguardado, o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) estabelece quais os tipos de produtos florestais podem ser comercializados. Esse tipo de classificação considera vários aspectos. Entre eles estão a origem do produto, o tipo de corte, o peso e o armazenamento.

Os principais formatos para os produtos vegetais são: escoramento, estaca, lenha, palmito, piso, rodapé, batente e carvão vegetal. Cada tipo de produto natural, pede um tipo de transporte adequado para as suas condições.

Qual é o Melhor Tipo de Veículo Para o Transporte de Madeira?

Conforme já fica claro, cada tipo de produto requer uma maneira correta de acondicionamento. Por essa razão, o tipo de transporte utilizado no transporte de madeira também pode variar. Mas, considerando a orientação do próprio CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para a questão, o mais indicado seria a determinação da utilização da Combinação Veicular de Carga, ou, CVC. Essa combinação compreende uma cabine especial que possua implementos que sirvam como reboques ou semirreboques.

A partir do cumprimento das determinações legais estabelecidas em documentos normativos como a NR12 é possível realizar um trabalho sério e seguro. Esses cuidados garantem proteção no aspecto macro da questão e, inclusive, no nível micro da situação.

Como Realizar o Transporte de Madeira

Após a observação e cumprimento das questões formais do transporte de madeira, existem questões práticas a serem observadas também. São procedimentos que impactam diretamente toda a cadeia logística e, por isso, possuem um grande valor.

Amarre a Carga Devidamente

O procedimento de amarração dos produtos tem a ver com a estabilidade da carga. Assim, a amarração correta é uma grande garantia da segurança no trajeto e na finalização do processo. Nos casos de transporte de madeira, a maneira mais efetiva, e exigida, de amarrar a carga é utilizando cabos de aço ou cintas de poliéster com alta resistência. Inclusive, essa é uma das exigências das novas normas que, inclusive, proíbem a utilização de cordas sob pena de multa e autuação como falta gravíssima.

Observe o Empilhamento

Independente do tipo de madeira que esteja sendo transportado, a forma de empilhamento adotada deve ser detalhadamente observada. Especialmente quando a carga é composta de toras, o acondicionamento delas ocupa um espaço grande na preocupação do trajeto. Nesse caso, para o transporte de toras há carrocerias específicas que possuem uma base e várias escoras nas laterais. Assim, para garantir a segurança do transporte, as toras devem ser empilhadas deitadas, em formato de pirâmide; de forma que a base possua mais toras que o topo.

Cuide do Processo de Carga e Descarga

Um dos grandes perigos do transporte de madeira reside no momento de carregar e descarregar o veículo utilizado. A fim de que se garanta a integridade da carga, da estrutura que recebe e despacha o produto e dos operadores presentes, há passos fundamentais a serem seguidos.

Em um primeiro momento, o ideal é que esse processo seja realizado por equipamentos próprios. Esse maquinário também deve ser operado por profissionais qualificados para esse tipo de trabalho. Além disso, todo o maquinário e veículos envolvidos devem estar com a manutenção e funcionamento em dia. Assim, o carregamento e remoção da carga certamente considerarão a segurança e o bom desenvolvimento do trabalho. Da mesma forma, a potencialização do ganhos e a satisfação ideal das necessidades dos clientes.

Seguir as regras sobre qualquer tipo de assunto não é apenas uma questão de moral ética. Cumprir os deveres corretamente, especialmente na prestação de serviços, traduz a responsabilidade do prestador para com todo o processo no qual a logística está envolvida.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed