Centro de distribuição avançado: O que é e como funciona?

centro de distribuição avançado

centro de distribuição avançado

Um dos grandes sentidos da logística, é fazer com que as pessoas encontrem o que desejam nas prateleiras, sem se preocupara com a distância percorrida pelo objeto. Embora pareça mágica, o processo de suprimento da cadeia requer bastante habilidade e estratégia. Entre elas, a adoção de um centro de distribuição avançado otimiza o sistema de abastecimento.

Há muitas vantagens na adoção desse tipo de estratégia. Como prova disso tem-se, por exemplo, a diminuição de distâncias, o que poupa tempo e recursos.

Descubra tudo sobre o assunto!

O que é Um Centro de Distribuição Avançado?

Trata-se de um sistema de logística criado a partir de estratégias de escalonamento na cadeia de suprimentos. A ideia, então, é trazer para mais perto do consumidor, fazendo alocações em diversas áreas geográficas. Dessa forma, ao fazer o pedido, o consumidor já tem determinado pedido mais perto do que imagina. Pois, ao ser acionada, a entrega sairá do centro de distribuição avançado mais próximo.

Na prática, esse tipo de centro de distribuição funciona como uma ponte. Assim, não se trata apenas de armazenar mercadorias. Mas, também de despachá-las.

Nesse caso, é comum que um centro de distribuição avançado esteja bem localizado. Afinal, o contrário não faria sentido. Como parte de sua função está o fato de se manter estrategicamente próximo aos clientes, de forma a estimular economia e produção.

Centro de distribuição avançado
Foto: Reprodução/HandOver

Como funciona?

Espera-se algumas funções básicas de um estabelecimento como um Centro de Distribuição avançado. Essas funções são pilares básicos do funcionamento de toda a estratégia. Tratam-se de tarefas basilares como o recebimento de mercadorias, a guarda de maneira estratégica, o armazenamento intencional, a separação da mercadoria e também o despacho.

Por causa desse leque de atividades de produção, faz-se necessário que se adote estratégias específicas e bem planejadas. Assim, os resultados também serão conforme a previsão.

O ideal, então, é montar um layout potencialmente produtivo a partir de duas opções de modelos. Primeiramente, é possível utilizar como estratégia, o armazenamento considerando o fluxo do próprio produto. Assim eles são colocados em fila, quando se tem muito volume e pouca diferenciação entre os produtos.

Mas, também é possível utilizar métodos como o armazenamento baseado no giro do produto em questão. Nessa estratégia, o ideal é colocar os produto que mais saem em posições mais favoráveis. Ou seja, o acesso a eles deve ser facilitado. De maneira geral, esse é o tipo de estratégia utilizada por centros que possuem uma grande variação de produtos.

A fim de escolher a melhor estratégia, é necessário conhecer bem o próprio negócio. Assim, a partir do tipo de movimentação, do fluxo e do tipo de distribuição posterior, é que você vai definir qual a melhor resposta para o Centro de Distribuição Avançado.

Benefícios de um Centro de Distribuição Avançado

Implementar um centro de distribuição avançado requer bastante análise e investimento. Mas, embora não se trate de algo simples, traz grandes vantagens para o sistema logístico.

distribuição do estoque

Uma das grandes vantagens de se adotar um centro de distribuição avançado é a distribuição estratégica do estoque. Assim, ao invés dos grandes e distantes armazéns, a logística é impulsionada por mercadorias mais fracionadas e disponíveis em uma distância geográfica muito menor.

controle dos processos

Além disso, a partir dessa estratégia também se tem um controle muito maior sobre os processos que envolvem a logística. Um centro de distribuição avançado deve estar dotado de aparatos tecnológicos que registrem corretamente cada movimentação de cada mercadoria. A partir disso, é possível tomar decisões mais assertivas, otimizar o serviço e diminuir os custos.

Centro de distribuição avançado
Foto: Reprodução/TOTVS

diminuição das distâncias

O bom gerenciamento do processo logístico também diminui as distâncias. Isso porque, a localização geográfica faz com que tudo esteja mais perto do interessado Através dessa estratégia, os prazos podem se encurtar, o que também diminui o nível de satisfação do consumidor final.

redução dos custos

Com o encurtamento das distâncias, também é inevitável a redução de custos. Essa redução é clara a partir da diminuição dos gastos com entregas de longa distância. Além disso, aliada ao melhor gerenciamento dos processos, o encurtamento do percurso também diminui a ocorrência de perdas.

ofertas de serviços mais baratos

A partir de todas essas vantagens de um Centro de Distribuição Avançado, se consegue um ainda mais desejado. Trata-se do poder de competitividade. Afinal, ao reduzir custos com entregas, perdas e afins, permite à logística oferecer condições melhores aos seus clientes.

Isso inclui a possibilidade de garantir planos melhores de fretes e, às vezes, até transportes grátis para os clientes. Tudo isso se transforma em retorno em forma de satisfação do cliente e promoção da marca.

Leia também: 4 dicas para implementar uma boa gestão de frotas

Descubra também tudo o que você precisa saber sobre telemetria no site da Econômica!

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • O Que é LPCO? - Econômica Telemetria

    20 de outubro de 2021

    […] Leia também: Centro de distribuição avançado: O que é e como funciona? […]