Certamente, este é um tempo de muitas discussões e despertamento ambiental. Embora seja também a época do consumismo desenfreado, questões de sustentabilidade nunca estiveram em tamanha evidência. Com o passar dos anos, acontecimentos climáticos, desastres naturais e ativistas empenhados compõem o cenário de conscientização sobre o assunto. Atualmente, por exemplo, por causa da sua filosofia e posição firme, Greta Thunberg tem sido destaque mundial na defesa do meio ambiente.
Quem é Greta Thunberg?
Após ser destaque nas principais manchetes mundiais, Greta Thunberg desperta o interesse para a sua vida e os ideais que defende. Afinal, não é sempre que, aos 16 anos, alguém se torna referência inspiradora de um assunto tão nobre. A menina sueca, nasceu em Estocolmo e, juntamente com o crescimento biológico, desenvolveu um profundo relacionamento com a responsabilidade ambiental.
Segundo seus próprios relatos, seu interesse por assuntos ambientais se manifestou ainda na sua infância, quando ouviu pela primeira vez sobre o aquecimento global. Aos 11, um diagnóstico de um tipo de autismo denominado Asperger lhe mostrou uma maneira diferente de enxergar o mundo.
Sua movimentação efetiva em favor da sustentabilidade veio logo depois, quando convenceu os pais de que deveria faltar aula às sextas para protestar. Em seguida, sua ação ganhou destaque e apoio mundial. Como consequência desse crescimento, Greta Thunberg já discursou em eventos internacionais de peso mundial.
Após participar da Conferência do Clima da ONU e outros eventos de peso no meio sustentável, Greta Thunberg chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu engajamento ambiental. Com discursos confrontadores, ela encara com seriedade o papel de conscientizar o mundo acerca da causa ambiental. Em todos os seus discursos, o pedido da adolescente é um só: que medidas efetivas sejam tomadas para o combate às mudanças climáticas.
O Que o Movimento Representa
Apesar de muitos a considerarem extremista, há muita preocupação de sua parte para com os impactos ambientais da atualidade. A partir dos seus primeiros protestos solitários às portas do Parlamento Sueco, uma infinidade de ativistas se tornaram parte do protesto. Ao ponto de, por ocasião do movimento “Greve Escolar pelo Clima” ter movimenta mais de 1,5 milhões de pessoas em mais de 500 cidades ao redor do mundo.
Depois disso, a adolescente tem viajado o mundo todo para participar de eventos, assembleias e conferências sobre o clima. Durante os seus discursos, além de confrontar os interesses que ameaçam o ecossistema, a adolescente critica e desafia os líderes mundiais a fazerem algo efetivo pelo planeta.
Por outro lado, a adolescente tem atraído críticas contrárias ao seu movimento. Aliás, nem sempre contrárias ao movimento em si, mas, à sua postura enquanto ativista. Um de seus feitos mais recentes, foi a travessia do Atlântico em um navio sustentável. Porém, informações dão conta de que, a mesma viagem que poupou o planeta da emissão de carbono, só foi possível porque uma parte da equipe fez o mesmo trajeto de avião, a fim de levar o barco de volta. Assim, foi frustrada a intenção de Greta de não fazer a viagem de avião exatamente pelo impacto ambiental. Ainda segundo as críticas, em seu desespero por mudanças, o discurso de Greta exige soluções imediatas, o que, segundo críticos estudiosos, não seria possível.
Porém, apesar das críticas recebidas, Greta Thunberg ainda é uma das principais líderes do movimento contra a crise climática enfrentada pelo planeta. Ao virar um símbolo de luta e de resistência jovem, a sueca quebra muitas barreiras em direção à mudança necessária. Embora a movimentação necessária tenha muito mais a ver com ação do que com discussão do tema, os discursos e aparições de Greta têm servido ao despertamento do mundo quanto à questão.
Comments are closed