Como aliar logística e sustentabilidade?

sustentabilidade

Um dos grandes desafios da atualidade é também um dos maiores desejos das instituições. No caso do sistema logístico, a sustentabilidade é uma etapa muito importante do processo. Afinal , a sustentabilidade é o conjunto de ações que permitem a eficiência de toda a logística, mantendo o padrão de eficiência da entrega ao mesmo tempo que garante a segurança do motorista, o aproveitamento dos produtos e a responsabilidade ambiental.

Alguns passos práticos são essenciais para que haja convergência entre a logística e a sustentabilidade.

Transporte Cuidadoso

Um dos grandes impactadores ambientais é a emissão de gases poluentes dos transportes. Embora não haja uma alternativa totalmente biodegradável para a questão do transporte, alguns cuidados podem contribuir com a sustentabilidade.

A observação e adoção de um sistema de otimização de rotas, por exemplo, é uma boa arma na diminuição dos poluentes. Além de proporcionar economia de combustível e do tempo de entrega, ainda diminui o impacto na natureza.

Além disso, as empresas de transportes podem adotar outras ações de impacto ambiental positivo. É o caso da utilização dos espaços com união de remessas em um mesmo caminhão, o uso de catalisadores biológicos nos escapamentos dos veículos e da lavagem ecológica nos veículos das frotas.

Enfim, um conjunto de atitudes simples e intencionais pode fazer com que todos respirem e vivam melhor.

Logística Reversa e Sustentabilidade

Outro ponto de importante observação é a adoção do sistema de logística reversa. O sistema consiste em recolher as mercadorias sem uso. Na prática, é o estímulo à implantação de pontos estratégicos onde o consumidor possa descartar os itens de devolução às fábricas. Assim, a logística seria o caminho para que esse material volte ao início do processo de produção.

Entre as grandes recompensas da atitude estão: o aproveitamento de materiais, diminuição do custo com matéria prima, aumento de lucros na produção e, o mais importante, redução do impacto dos resíduos no ambiente.

Gestão Inteligente de Estoque e Sustentabilidade

Aperfeiçoar a gestão na prática de armazenamento também é uma grande arma da sustentabilidade. Afinal, reduzir a quantidade de desperdícios também é um fator positivo na preservação do meio ambiente.

Especialmente na armazenagem de produtos perecíveis, é importante adotar táticas que permitam que toda a mercadoria seja despachada em tempo hábil. Isso pode ser observado desde o início da estocagem, seguindo padrões que facilitem a catalogação, identificação, acesso e despachamento.

Para tudo isso há soluções em softwares que podem agilizar o processo e garantir o aproveitamento total da mercadoria sem que nada precise ser liberado no ambiente.

Utilização de Parques Logísticos

Por fim, a utilização de parques logísticos também é uma excelente possibilidade para quem se preocupa com a sustentabilidade. Afinal, os parques logísticos são ambientes de cooperação que possibilitam a utilização em comum de alguns serviços necessários.

Dessa forma, podem ser reunidos em um só lugar serviços que atendam às necessidades de mais de uma empresa. Nesses locais é possível dividir a estrutura de armazenamento, comunicação, transporte, serviços de escritório, energia elétrica, sistema de abastecimento de água e outros. Considerando que sejam serviços de caro custeio individual, compartilhar a infraestrutura vem a ser uma solução financeira, além de sustentável.

Assim, a utilização de parques logísticos é também uma boa opção de estímulo à cooperação, sustentabilidade, economia e mobilidade urbana.

Para todas as opções apresentadas é possível encontrar facilitadores tecnológicos. Utilizar a tecnologia a favor da otimização de processos é um meio eficiente de contribuição com a sustentabilidade.

Por isso, é importante buscar softwares que trabalhem no levantamento, armazenamento e orientação de decisões a partir dos dados coletados. Esses softwares são ferramentas importantíssimas na qualidade dos processos, pois permitem a identificação das demandas e, consequentemente, as atitudes que devem ser adotadas para a sua resolução.

Para conhecer uma solução que irá fazer sua empresa economizar e ser sustentável clique aqui e conheça nosso sistema.

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comments (2)

  • WMS: Saiba O Que é E Como Funciona | Econômica

    23 de novembro de 2020

    […] estratégia de armazenamento permite vantagens como a organização, o conhecimento pleno de cada processo logístico, a redução da espera de tempo entre etapas; otimização do espaço, diminuição na incidência […]

  • Logística Inbound: O Que é E Como Funciona | Econômica

    14 de maio de 2021

    […] de produtos necessários para a própria empresa até a sua utilização. Assim, esse tipo de logística visa o cumprimento efetivo dos processos ainda na empresa, que vão impactar o objetivo final da […]