Qual a velocidade ideal de tráfego para os caminhões da minha frota?

Você sabia que a velocidade dos caminhões da sua frota atingem diretamente ao seu bolso? Se ainda não sabia vamos explicar nesse post como isso funciona. Além disso, vamos mostrar um segredo que grande parte dos gestores de frota usam que é quase mágica, curioso? Vamos lá…

Como a velocidade do caminhão pode afetar os seus custos com a frota

Estudos apontam que a velocidade ideal para um veículo são os 80km/h. Essa base é retirada de uma análise de curva de custos, onde é levado em consideração: custos totais, operacionais, tempo gasto no trabalho, possíveis emergências. A velocidade de 80km/h marca o ponto mais baixo da curva de custos de uma frota. Certamente, essa velocidade, normalmente aplicada nas estradas brasileiras, implica um menor consumo de combustível e também mais segurança em relação a possíveis acidentes.

Em contrapartida, essa velocidade para caminhões e veículos pesados varia entre 80km/h e 88km/h. Levando em consideração que caso o caminhão trafegue em maiores velocidades ele precisará de uma potência maior do motor. Por exemplo, trafegando a 96km/h, o caminhão exige 73% a mais de potência do motor e trafegando a 112km/h essa porcetagem sobe para 159%.

Além disso, não apenas a potência do caminhão sofre alterações com o excesso de velocidade. Os pneus, combustível, manutenção também são afetados com o aumento de velocidade. Trafegando a 112km/h a temperatura do pneu duplica o seu desgaste. Em análise ao combustível, será acrescentado 1% de consumo para cada km/h que o caminhão rodar acima de 88km/h. Em relação a manutenção, quando o caminhão tráfega em uma velocidade média de 112km/h os custos aumentam em até 80%.

O segredo dos gestores de frota para resolver o problema

Para que a manutenção e combustível sejam economizados é preciso levar em consideração um fator que passa despercebido por quase todos os gestores de frota: a conscientização dos motoristas. Ao fim das contas eles são os responsáveis por andar na velocidade ideal.

São eles que precisam evitar freadas bruscas e marchas lentas, as suas ações fazem toda a diferença. Por isso é tão importante fazer ações de conscientização com toda a equipe de motoristas da sua frota para que você possa economizar.

Como conscientizar seus motoristas dessas informações

Certamente, a melhor forma de conscientizar seus motoristas é identificando quem está trafegando com o RPM alto, na faixa vermelha, com consumo alto de combustível e com altos índices de degaste de peças. Com essas informações é possível gerar programas de recompensas e rankings de motoristas. Assim, criando uma competição saudável entre seus motoristas, você economiza. Gratifique motoristas exemplares e treine motoristas que estão em baixas posições.

Você pode saber muito mais sobre esse assunto e ver informações de gastos detalhadas em: Controle de velocidade: benefícios para sua frota

Você também pode ter todo esse controle automaticamente com nosso sistema. Basta clicar nesse link e solicitar um orçamento.

Powered by Rock Convert

Comments are closed.