5 dicas para evitar acidentes no transporte de cargas

evitar acidentes

evitar acidentes

Os números da Organização Mundial de Saúde mostram que mais de 1,25 milhão de pessoas morrem no mundo, por ano, por causa de acidentes de trânsito. Desse número, mais de 90% desses acidentes são causados por falha humana. Isso indica que, há ações possíveis que podem, sim, evitar acidentes que são causados nas estradas do país.

Outro fator importante é que, por se tratar de um país de logística extremamente voltada para o escoamento rodoviário, uma significativa parte da estatística diz respeito a acidentes causados por transportes de cargas. Não é algo difícil de entender já que, em uma pequena viagem em qualquer parte do país, você encontrará incontáveis exemplares de transportes rodoviários de cargas pela estrada.

Sabendo disso, aqui estão as 5 principais ações que ajudarão a evitar acidentes com transportes de cargas.

Levante as Possibilidades de Riscos Previamente

Sabendo dos riscos que permeiam as estradas brasileiras, um bom gestor pode encontrar soluções para evitar acidentes nas estradas. Sobre isso, é importante que o sistema de gerenciamento esteja sempre um passo à frente das ocorrências de possíveis incidentes e acidentes.

A partir do mapeamento de riscos é possível identificar trechos perigosos ou mal cuidados, por exemplo. A partir disso, as ações do condutor do veículo serão ainda mais atentas do que aquelas naturais. É também a partir do mapeamento de riscos que nasce a análise de aquisição de seguros de cargos e adoção de sistemas de segurança mais arrojados. Estando sempre à frente dos riscos de ocorrências, um bom gestor também antecipa as soluções. Isso promove não apenas segurança, mas, economia e otimização da prestação de serviços.

Estimule a Direção Prudente

Como grande parte dos acidentes com transportes de carga são causados por causa de falhas humanas, estimular a direção prudente e defensiva pode evitar acidentes nas estradas. Isso porque, a fim de aumentar a produtividade, muitos condutores caem nas armadilhas do uso de drogas e estimulantes. Outras vezes, apenas são vencidos pelo cansaço da não observação das pausas, o que também pode causar tragédias.

Assim, o ideal é que cada condutor esteja sempre consciente que, de sua prática responsável, também depende a segurança no trânsito. A partir da consciência de que é parte da segurança do tráfego, sua atenção pode ser voltada para ações mais conscientes. E, então, eles estarão mais atentos à forma como conduzem o  caminhão, que também é sua segunda casa, pelas estradas do país.

Treine o Motorista

Identificadas quais sejam as carências de cada condutor, o sistema de gerenciamento também pode evitar acidentes a medida em que preenche essas lacunas de falhas com treinamento. As informações sobre o desempenho do motorista podem ser levantadas a partir de seus resultados. Além disso, dispositivos de rastreamento instalados no veículo também disponibilizam esses dados.

Com a chance de melhorar naquilo em que está falhando, o próprio motorista se sentirá parte da garantia de segurança no trânsito. A partir disso, suas ações e reações podem ser mais intencionais, mais seguras e, logo, mais produtivas.

Programe as Paradas da Rota

O simples hábito de organização das paradas da rota pode ser muito eficiente na hora de evitar acidentes. E, são medidas consideradas simples, mas que fazem toda a diferença no final das contas. Se atendidas com atenção, essas medidas podem livrar o motorista e outros personagens do trânsito de destinos trágicos.

Entre os principais hábitos está o de não dirigir à noite. Isso porque, além da baixa luminosidade, há menos tráfego e, logo, menos vigilância sobre a estrada. Da mesma forma, uma programação bem feita define horários estratégicos para a travessia de trechos considerados perigosos. Além de programar o dia para dirigir sob a luz do sol, é importante programar cada parada da viagem. É importante alinhar necessidades como abastecimento, alimentação e descanso, com partes da rota que ofereçam mais estrutura e segurança.

Utilize o Rastreamento Veicular

Como principal item do cuidado com o transporte de cargas, está o rastreamento veicular. Ele reúne características e funcionalidades capazes de evitar acidentes nas estradas. Entre as principais funções, está a ideia de localizador. O dispositivo permite que o gestor saiba exatamente onde cada transporte de carga está no exato momento da consulta.

Além do monitoramento, um bom rastreador também conta com sistemas de avisos sobre quebras de rotinas. São questões, por exemplo, como desvios de rotas, ultrapassagens de cercas digitais geográficas e muitas outras questões. Com um rastreamento, os comportamentos do motorista também podem ser analisados. Isso cria uma ponto de partida para reciclagens e estímulos aos condutores.

Essa tecnologia combina um amontoado de vantagens que podem evitar acidentes nas vias. Mais do que isso, ela mantém seguro o condutor e a própria carga transportada. Dessa forma, um sistema de rastreamento faz-se um elemento de segurança e uma poderosíssima ferramenta de gestão de frotas.

Para saber mais sobre isso, entre em contato com a gente!

1 Step 1
Assine nossa newsletter e aprenda a tornar sua frota mais eficiente, sustentável e automatizada!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Gostou? Então compartilhe!

Comments are closed

Comment (1)

  • Conheça As Novas Tendências Na Gestão De Frotas Em 2021 | Econômica

    26 de abril de 2021

    […] é a razão pela qual são possíveis desenvolvimentos como o do Sensor de Fadiga, que é capaz de evitar acidentes e diminuir os índices de acontecimentos desagradáveis nas […]