Manter a frota segura é um dos objetivos de todo gestor. Para que seja atingida, evitar acidentes é uma das metas cruciais de serem perseguidas. A propósito, não é um ideal fácil já que o Brasil, por contar com um sistema rodoviário monstruoso, é perseguido por um número crescente de acidentes nas estradas.
Entretanto, o difícil não é impossível. E, ao trabalhar com as ferramentas corretas, a gestão de frotas tem em suas mãos um poder efetivo de movimentar as estatísticas. Para isso, é preciso tomar e fazer com que sejam tomadas algumas atitudes práticas e simples que podem transformar o comportamento de acidentes no tráfego.
Para ajudar dar um empurrãozinho na decisão, abaixo estão dispostos hábitos saudáveis que devem ser fomentados a fim de se evitar acidentes.
Mantenha a Manutenção dos Veículos em Dia
Não é possível que se fale em evitar acidentes nas estradas sem mencionara necessidade da manutenção monitorada dos veículos. é por meio da manutenção preventiva, por exemplo, que se descobrem problemas em potencial que podem se transformar em riscos se não forem controlados a tempo.
Por essa razão, essa prática não é apenas uma ferramenta de economia de recursos, mas, de segurança para a frota, as cargas, os ocupantes dos veículos e terceiros que possam ser afetados.
Treine os Motoristas
Além da manutenção em dia, os motoristas também devem estar com o seu conhecimento e habilidades plenamente à altura do que se espera dele. Esse tipo de treinamento deve envolver não apenas o manejo correto do veículo, mas, também questões como jornada de trabalho, utilização de dispositivos de segurança, direção defensiva, locais de descanso e tudo o que possa afetar a segurança do trajeto.
Planeje as Rotas
Assim como os demais itens, planejar as rotas também são fatores de segurança. Para que isso seja feita de forma efetiva. a gestão pode contar com a colaboração dos motoristas,que são quem conhecem bem os trechos e sabem sobre os possíveis perigo.
Para evitar acidentes, uma boa rota deve contemplar alguns quesitos. Entre eles estão a consideração da distância, das condições da estrada, da habitação do trajeto e das possibilidades de locais seguros para o momento do descanso. Além de promover a segurança enquanto dirige, considerar rotas que ofereçam condições adequadas de descanso ao motorista também fazem diferença, já que o seu estado de descanso interfere diretamente no seu tipo de direção.
Monitore a Rota
Embora seja a parte principal, a logística não trata apenas do transporte. Por isso, a gestão de frotas deve se preocupar com o processo como um todo. Inclusive, quando o assunto é evitar acidentes, monitorar a rota deve ser também uma preocupação. Isso pode ser feito através da instalação de equipamentos que reúnam informações relevantes para o monitoramento.
Ao acompanhar o trajeto de longe é possível extrair informações como velocidade, freadas bruscas, paradas, movimento da ignição e localização exata do veículo. Através disso, evitar acidentes é um fato palpável já que além de proteger o veículo, a carga e os ocupantes, a instalação da tecnologia inibe a ação de pessoas mal intencionadas.
Melhore as Condições Operacionais
Apesar da instituição da Lei que cuida dessas questões, na prática muitas coisas contribuem para que ela seja constantemente infringida. Por exemplo, um motorista que possui prazos apertados além de suas possibilidades, pode não respeitar os limites de direção e as exigências de descanso a fim de cumprir a meta para ele estipulada. Ocorre que, ao agir de maneira irresponsável, o motorista pode ser participante ativo em acidentes na estrada.
Por isso, o papel de gestão deve ser efetivo o suficiente para oferecer condições operacionais compatíveis com o trajeto e o cumprimento da obrigação. Na prática isso implica dizer que, é possível evitar acidentes apenas garantindo que a operação tenha condições de acontecer conforme o combinado. A propósito, essa atitude deve começar desde a negociação de prazo com o cliente até a orientação e oferta de condições adequadas ao motorista durante o trajeto.
Registre as Ocorrências
A fim de levantar um histórico que aponte possíveis soluções, é imprescindível que se registre as ocorrências de sinistros. Afinal, é olhando e contabilizando os acontecimentos que se pode identificar quais os mais recorrentes e que merecem mais atenção.
Com a construção desses dados é possível investigar as causas de cada acidente. Alguns deles podem acontecer por imprudência do condutor, por defeito no veículo, agentes externos e outras questões. Seja qual for o caso, a possível solução carece de uma análise anterior. Ao ter em mãos os motivos e causas, o gestor será direcionado para as soluções possíveis. E, só então terá artifícios suficientes para direcionar as atitudes dos motoristas, o calendário de manutenções, as necessidades do sistema de monitoramento e a melhoria nas condições de prestação de serviços. Seja qual for o rumo, a intenção é uma só: Evitar Acidentes!
06 Dicas Para Economizar Combustível | Econômica
16 de setembro de 2020[…] direção defensiva e prudente se manifesta na manutenção da velocidade nos limites exigidos, na atitude de evitar […]
Toyota Hilux: Quanto Custa, Versões E Avaliação | Econômica
21 de dezembro de 2020[…] diferenciais, esse modelo possui itens como central multimídia de 8 polegadas. assistente de reboque, alarme perimétrico e volumétrico, retrovisores rebatíveis, ar-condicionado digital, […]