Volvo FH: História, modelos e muito mais.

Volvo FH

Volvo FH

Depois de disputar algumas vezes a fama de caminhão mais potente do mundo, o Volvo FH não poderia atrair menos do que a total atenção dos apaixonados por caminhões. Inclusive, desde a estreia da versão Globetrotter, o modelo não saiu mais da posição de desejo de consumo de quem vive nas estradas.

Mas, por trás do Volvo FH tem toda uma história que o trouxe até aqui. Além disso, claro, suas próprias características fizeram dele um caminhão desejável.

E, todas essas informações estão aqui, disponíveis para você. Basta continuar com a gente nesse post!

Como nasceu o Volvo FH?

Estreando mundialmente me 1993, o Volvo FH é uma sigla para o termo em inglês “Forward control High entry”. Foi também nesse mesmo ano que a linha chegou no Brasil, país com uma das maiores malhas rodoviárias do mundo.

Foto – Reprodução: Transporte Mundial

É bem verdade que o mercado já contava com um modelo denominado F. Entretanto, o Volvo FH trouxe inovações como sucessor do modelo em questão. Além de apresentar uma cabine totalmente inovadora, o FH também introduziu o motor a diesel para os demais modelos da mesma categoria à época.

Uma das principais intenções do Volvo FH, conforme a própria marca, é potencializar o bem-estar do motorista. Isso parece ter se confirmado, já que a cabine desenvolvida é um modelo de modernidade, com tecnologia de bordo e muito conforto.

Tipos de cabines do Volvo FH

Ao escolher um Volvo FH para o seu cotidiano de trabalho, você ainda poderá escolher entre três diferentes tipos de cabines. Cada uma delas possui especificações próprias para determinada necessidade.

Cabine leito

A cabine leito é uma espécie de quarto de casal. Afinal, com essa configuração de cabine, o Volvo FH pode acomodar até duas pessoas. Em seu interior é possível contar com 1,71m de altura e 1,,62 na tampa do compartimento do motor.

Cabine Globetrotter

Aqui a capacidade de acomodação é a mesma da versão de cabine leito. Entretanto, além de acomodar duas pessoas, essa cabine ainda permite que se armazene coisas em sua estrutura vertical. Para cumprir esse objetivo, ela possui um tamanho maior, com 2,05m de altura e 1,96 m de na tampa com o compartimento do motor.

Cabine Globetrotter XL

E, agora, o supra sumo da acomodação de um Volvo FH. Nesse tipo de cabine, além de acomodar duas pessoas confortavelmente, é possível armazenar uma quantidade ainda maior de coisas. Isso é possível por causa da sua altura extra, que dá mais espaço na posição vertical. Assim, nesse tipo de cabine é possível ter 2,20m de altura 2,11m na tampa do compartimento do motor.

Características do Volvo FH

Uma das principais características do Volvo FH é a modernidade. Mas, ele também oferece um excelente desempenho a partir da sua formação mecânica que oferece muito ao condutor. A seguir, separamos para você as principais características sobre o Volvo FH.

Potência

O Volvo FH foi o apresentou uma inovação também em motor. Afinal, foi ele o primeiro a adotar um propulsor de seis cilindros totalmente a frente dos demais da categoria. Trata-se de um D12A, de 12,1 litros. Além da capacidade bastante vantajosa, o motor também trouxe novidades com o cabeçote de quatro válvulas por cilindro. Ainda, o D12A possuía gerenciamento eletrônico, assim como os seus demais componentes.

Volvo FH
Foto – Reprodução: Roda Rio

A evolução para o D13C inovou ainda mais na potência. Inclusive, além da alta performance, o motor ainda promete uma significativa economia de combustível. Juntamente com a evolução da tecnologia I-Shift e I-SEE, o veículo se configura para um melhor desempenho na estrada. Isso gera maior eficiência e menor consumo de combustível.

Atualmente, o Volvo FH pode ter opções de motor turbodiesel ou a gás. Inclusive, essa versão movida a GNL ou GNV, é bem menos poluente que o diesel.

Segurança

O Volvo FH segue a tradição da marca quando o assunto é segurança. Inclusive, a última versão do modelo, a de 2021, recebeu ainda mais inovações a fim de expandir o conceito de segurança. A partir de agora, o extrapesado, por exemplo, traz sensor crepuscular, sensor de chuva, luzes de frenagem de emergência e luzes “Três-marias” no teto.

O novo Volvo FH também apresenta, como item de segurança, a nova função Stop and Go. Essa função permite faz com que o caminhão siga o trajeto do veículo que estiver a sua frente no meio de um trânsito mais pesado. Assim, as funções de arrancar e parar serão desempenhadas de maneira mais suave, o que gera menos desgastes nos componentes mecânicos do caminhão.

Além disso, também faz parte do kit de segurança, um sistema super tecnológico que controla a saída de pista. Esse sistema funciona a partir de um sistema de câmeras que filma as marcações da estrada. Assim, quando você ultrapassa uma das marcações, o caminhão emite um sinal sonoro de alerta.

Interior

Em sua parte interior, o Volvo FH cumpre a promessa de melhorar a vida do condutor. Isso porque, o veículo é capaz de apresentar um alto nível de conforto e comodidade aos ocupantes da cabine. Nela está disponível um painel de controle fácil de utilizar e bastante eficiente. Como complemento, alguns dos botões funcionais se encontram no volante, a fim de facilitar a condução.

Volvo FH
Foto – Reprodução: Youtube

Além da tecnologia invejável, o interior do Volvo FH também é muito confortável. Independente do modelo, todo o interior é revestido com acabamento de qualidade. Inclusive, o condutor pode escolher entre a cama entre as opções de colchão de mola ou espuma, assim o caminhão vai ficar mesmo a sua cara.

Recursos tecnológicos

Nós já adiantamos aqui o quanto o Volvo FH é prendado em quesitos tecnológicos, não é mesmo? Pois é, nele há uma lista de benefícios ligados à tecnologia que facilitam ao infinito a vida do condutor. Além disso, claro, é uma maneira de otimizar a produção e reduzir o cansaço.

Entre os muitos recursos, por exemplo, o veículo traz uma interface digital que otimiza o trabalho do motorista. Essa interface é um auxílio ao condutor, que pode controlar várias funções do caminhão apenas através de uma tela.

Mas, dentre tantas opções, a principal delas talvez seja a direção assistida. Pois, nesse caminhão você fará as manobras com mais muito mais facilidade, apenas utilizando a tecnologia. Isso significa que o condutor terá auxílio nas manobras, de modo que ele as faça com a maior precisão possível.

Em sua última versão, por exemplo, há uma tela principal de 12 polegadas que conta com alta resolução e é touch screen. Afinal, se é a casa do caminhoneiro, o caminhão precisa estar bem equipado.

Conforto

Se você é motorista raiz, que passa dias e dias na estrada, vai entender muito bem a importância dos itens de segurança que o Volvo FH traz. Na verdade, certamente isso também fará sentido se você gere uma atividade de transporte e deseja que seus colaboradores produzam mais.

Quando o assunto é conforto, você poderá escolher entre três tamanhos diferente de cabine. Cada uma delas certamente atenderá a um tipo de necessidade que você apresente. Entretanto, independente do modelo, todos oferecem uma sensação de espaço amplo, iluminado e confortável.

Para atender às necessidades do cumprimento da jornada de trabalho, por exemplo, o caminhão possui, além da opção do tipo de colchão, a possibilidade de regulagem da cama. Assim, é possível ajustar a posição da cama em relação ao terreno onde o caminhão ficará estacionado. Se em aclive ou declive, é possível posicionar a cama de modo a compensar a diferença.

Além disso, para as jornadas mais longas, o caminhão também pode escolher uma cabine Volvo FH com geladeira bipartida. Assim você tem um espaço refrigerado na prateleira traseira superior, e outra embaixo da cama.

Ficha Técnica

MOTORES D13C420 D13C460 D13C500 D13C540
Aplicação Todas Todas Todas Todas
Tipo de injeção Injeção direta com unidades injetoras e gerenciamento eletrônico Injeção direta com unidades injetoras e gerenciamento eletrônico Injeção direta com unidades injetoras e gerenciamento eletrônico Injeção direta com unidades injetoras e gerenciamento eletrônico
Potência 420 cv – 309 kW (1400 – 1900 rpm) 460 cv – 338 kW (1400 – 1900 rpm) 500 cv – 368 kW (1400 – 1900 rpm) 540 cv – 397 kW (1450 – 1900 rpm)
Torque 2100 Nm (214 kgfm) @ 1000 – 1400 rpm 2300 Nm (235 kgfm) @ 1000 – 1400 rpm 2500 Nm (255 kgfm) @ 1050 – 1400 rpm 2600 Nm (265 kgfm) @ 1050 – 1450 rpm
Cilindros 6 6 6 6
Cilindrada 12,8 dm³ (litros) 12,8 dm³ (litros) 12,8 dm³ (litros) 12,8 dm³ (litros)
Freio-motor VEB410/VEB510 (opc.) VEB410/VEB510 (opc.) VEB510 VEB510
TRANSMISSÃO AT2612F ATO2612F (super-reduzida) AT2612F (super-reduzida)
Motorização Todas 6×4/8×4 6×4/8×4
Tipo Automatizada Automatizada (overdrive) Automatizada
Troca de marchas Manual ou automático Manual ou automático Manual ou automático
Número de marchas à frente 12 13 (12 + 1 super-reduzida) 14 (12 + 2 super-reduzida)
Número de marchas à ré 4 6 6
Relações primeira/última marcha 14,94/1,00 11,73/0,78 14,94/1,00
Relação(ões) super-reduzida(s) 17,54 32,04/19,38
EIXOS TRASEIROS RSS1360 RSH1370F RTS2370A RTH2610F RTH3210F RTH3312
Aplicação 4×2/6×2/8×2 4×2/6×2/8×2 6×4 6×4/8×4 6×4 6×4
Tipo Simples velocidade Simples velocidade Simples velocidade Simples velocidade Simples velocidade Simples velocidade
Redução nos cubos Não Sim Não Sim Sim Sim
Tipo de carcaça Fundida Fundida Fundida Fundida Fundida Fundida
CMT (Ton.) 60 70 80 100 100/130* 100/150*
Relações de redução 2,85/3,08/
3,40/3,67/4,11
3,46/3,61/
3,76/4,12/4,55/5,41
2,83/3,09/
3,40/3,78/4,50/6,18
3,33/3,46/
3,61/3,76/3,97/4,12/
4,55/5,41/6,18/7,21*
3,33/3,46/
3,61/3,76/3,97/4,12/
4,55/5,41/6,18/7,21
3,61/3,76/
4,12/4,55/5,41/6,18/7,21
Bloqueio de diferencial Entre rodas Entre rodas Entre-eixos e entre rodas Entre rodas Entre-eixos e entre rodas Entre-eixos e entre rodas

Bom, parece que esse é mesmo o desejo de consumo de quem faz da estrada a sua casa. A propósito, quem passa a vida na estrada, na verdade carrega consigo sua casa por onde vai. Além de distribuir a riqueza do país, o caminhões transportam possibilidades. E, em tempos de tantas incertezas nas estradas, toda segurança ainda é pouco.

Assim, vale a pena investir em um combinado de elegância, conforto e segurança. Isso não diz respeito apenas a vida do condutor, mas, também à otimização da produção e o crescimento institucional. Afinal, todos os acontecimentos individuais funcionam bem, todo o resto funcionará bem também.

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